MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Uefs tenta retirar universitários de restaurante ocupado há 85 dias


Grupo formado por 15 alunos reivindica melhorias no local.
Universidade inciou isolamento nesta quinta-feira, em Feira de Santana.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé

Grupo de estudantes se recusar a deixar restaurante da Uefs. (Foto: Imagem/TV Subaé)Grupo de estudantes se recusa a deixar restaurante
da Uefs (Foto: Imagem/TV Subaé)
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) tenta nesta quinta-feira (5) retirar um grupo de 15 alunos que ocupa o Restaurante Universitário da instituição há 85 dias. Os estudantes estão acampados no local desde o dia 12 de abril. Cerca de 50 seguranças estão isolando a área do restaurante na tarde desta quinta-feira e foram colocadas grades de proteção no local.
Os estudantes que estão dentro do restaurante se recusam a deixar o local e reivindicam melhor higiene do espaço, fiscalização sanitária, melhoria da qualidade dos alimentos e que a comida passe a ser fornecida gratuitamente para todos os estudantes, e não somente para os residentes, já que é cobrado R$ 1 por refeição.
Em nota divulgada pela Uefs, a instituição afirma que foram adotadas medidas para a desocupação do espaço, pois a comunidade universitária pede o retorno das atividades do Restaurante Universitário e o local foi isolado nesta quinta-feira porque o grupo de estudantes se recusa a negociar. A universidade afirma ainda que o isolamento do prédio foi autorizado nesta manhã pela reitoria e é realizado por funcionários que prestam serviço de segurança à instituição. Segundo a nota, a circulação de pessoas no local está proibida, com ressalva para a saída dos alunos que ocupam o prédio.

A universidade também diz que entre as reivindicações dos manifestantes a única solicitação que não foi atendida é referente à relocação imediata do restaurante self-service para outro local, fato que implica na ampliação do espaço. A Uefs afirma em nota que se compromete a atender a reivindicação, mas ressalta que precisaria de tempo para a construção do espaço, além de aguardar o término do contrato com a empresa terceirizada que serve o restaurante e de realizar nova licitação.
Entenda o caso
A ocupação do restaurante universitário ocorreu na madrugada do dia 12 de abril. Na ocasião, cerca de 60 estudantes ocuparam o local e montaram acampamentos. Os estudantes também pedem que o restaurante funcione nos finais de semana e que seja ampliado. Várias reuniões foram realizadas entre os estudantes e a reitoria da Uefs, mas não houve acordo. O Restaurante da Universidade Estadual de Feira de Santana é dividido em dois, um self-service, apelidado de “burguesão”, com preços mais altos que o outro, conhecido por “bandejão”.

Intitulado de “Coletivo Rapinagem”, o grupo reivindica o fechamento do “burguesão” e ampliação do “bandejão” para os estudantes. Com a ocupação, os dois restaurantes não funcionam pois a cozinha dos dois níveis foi ocupada pelo estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário