MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de julho de 2012

Vestibular no interior do PR lota hotéis e alunos procuram casas de família


Primeiro vestibular para o curso de Medicina na cidade esgotou reservas.
Site foi criado para estudantes encontrar moradores dispostos a hospedagem.

Cassiane Seghatti Do G1 PR

Francisco Beltrão (Foto: Michelli Arenza)Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, tem 79 mil habitantes e os quase 5 mil vestibulandos esgotaram as reservas dos 11 hoteis da cidade (Foto: Michelli Arenza/RPC TV)
A duas semanas das provas do primeiro vestibular para o curso de Medicina, do campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), já não se encontra vaga nos hoteis da cidade de 79 mil habitantes, no sudoeste do Paraná. De acordo com a gerente de um dos 11 hotéis do município e coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Nugahtur), Francieli Fries, os 1.057 leitos foram reservados logo que o novo curso foi anunciado oficialmente, há mais de um mês.

De acordo com Francieli, esta é a segunda vez que a cidade abrigará um alto número de pessoas. "Teve um caso parecido nos jogos dos contabilistas há dois anos. Cerca de 3 mil pessoas vieram de fora e o pessoal da cidade teve de abrir as casas", conta.
Campus da Unioeste em Francisco Beltrão (Foto: Michelli Arenza/RPC TV)Campus da Unioeste em Francisco Beltrão
(Foto: Michelli Arenza/RPC TV)
A administradora ainda conta que a lotação das vagas em hotéis também acontece em cidades vizinhas. "Pato Branco, Dois Vizinhos, que ficam aqui do lado, também não têm mais vagas faz dias", relata.

Willian Ballé, que é proprietário de um hotel de Dois Vizinhos, a 46 km de Francisco Beltrão, também confirmou que todos os 35 quartos estão reservados para vestibulandos de Florianópolis, em Santa Catarina. "Um grupo de 80 estudantes reservaram as vagas no mês passado [junho]".

No hotel de Renata Manfredi, também de Dois Vizinhos, a situação é a mesma. Não há vagas e as ligações a procura de reserva disponível não param. Os 50 leitos já têm ocupantes certos. "Nós nem sabemos o que indicar. Estamos indicando cidades vizinhas que são ainda menores, mas não sei se estão conseguindo achar", comenta Manfredi.
Como as vagas se esgotaram, muitos candidatos ao vestibular estão recorrendo a hospedagem familiar. São famílias que vão abrir as casas para abrigar vestibulandos de vários partes do país. E para facilitar a comunicação entre os moradores e os estudantes, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) criou um site com informações úteis e para o cadastro das famílias que querem hospedar os vestibulandos.

"Quando a Unioeste fez o alerta de que nós teríamos em torno de 5 mil candidatos, a preocupação foi de como acomodaríamos esse pessoal na cidade. Por isso, tivemos a iniciativa de criar este site para auxiliar os vestibulandos", relatou o diretor executivo da ACEFB, Joares Ribeiro.
Foi através do site que a professora Denise Locatelli conseguiu alugar um dos três quartos disponíveisna residência em que mora com a mãe. Ela contou ao G1 que vai cobrar um taxa dos hóspedes que inclui o quarto com cama de casal, café da manhã, almoço e janta. "Quando fiquei sabendo pensei: eu tenho seis quartos, por que não disponibilizar a esses estudantes? Daí, conversei com minha mãe e ela aceitou".
Yago vai fazer o vestibular de medicina em Francisco Beltrão (Foto: Arquivo pessoal)Yago vai concorrer a uma das 40 vagas do curso de
Medicina da Unioeste do campus de Francisco
Beltrão (Foto: Arquivo pessoal)
Yago Brandão de Lima, de 20 anos, é candidato a uma das 40 vagas de Medicina, mas antes da prova já comemora a vaga de hospedagem. “Eu estava tentando desde o fim de junho um lugar. E se não desse, eu ia ficar acampado numa barraca perto da escola. Um jeito eu ia dar”, brinca o estudante. Foi depois de fazer o cadastro no ACEFB que o estudante de Manaus, no Amazonas, que tenta passar no concorrido curso pela terceira vez, conseguiu um quarto na casa de uma família de Francisco Beltrão.
“Eles me mandaram fotos da residência. Vou pagar um valor a eles para me pegar na rodoviária, me deixar na universidade [nos dois dias de vestibular] e para as refeições”, esclarece Yago. Ele ainda confessou que "dá um frio na barriga porque você não conhece a pessoa". Mas está confiante no resultado. “Eu entreguei nas mãos de Deus. Se for da vontade Dele, eu passo, mas se não for, ele sabe o que faz".
Nós que investimos na cidade, lutamos pelo curso de medicina, agora é a nossa hora de colaborar. Demostrarmos a nossa receptividade e vontade de ver a cidade crescer"
Deunice Ribeiro, empresária
Para a empresária Deunice Ribeiro oferece 40 lugares em um alojamento improvisado no salão de festas da empresa da família, esta é uma boa oportunidade da cidade lucrar com visitantes temporários. "Nós que investimos na cidade, lutamos pelo curso de medicina, agora é a nossa hora de colaborar. Demostrarmos a nossa receptividade e vontade de ver a cidade crescer".
O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, retifica que todos os moradores estão colaborando com a recepção dos vestibulandos. "Com a participação da sociedade que está sendo demonstrada, nós vamos acolher bem a todos". Segundo Reichembach, o novo curso trouxe um clima de otimismo para a cidade. "Toda a população ganha porque isso mexe com o setor imobiliário, com investimentos. (...) É um impacto muito positivo para a nossa cidade", explica.
Vestibular
De acordo com a coordenadora local do vestibular da Unioeste, Andréia Zuthelli Cucche, 4.819 vestibulandos vão realizar as provas nos dias 29 e 30 de junho para concorrer a uma das 40 vagas do novo curso de Medicina. São 120 candidatos por vaga.
Andréia informou ainda que uma equipe do Departamento de Trânsito de Francisco Beltrão (Debetran) vai fazer o trabalho logístico de fechamento das ruas próximo ao local da prova e, também, orientação aos candidatos. "Nós também temos a confirmação da Polícia Militar (PM) que estará fazendo o monitoramento externo e rondas com a viatura", contou.
O Concurso Vestibular Especial terá uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e uma prova de redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário