MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

1.500 católicos do AM se preparam para a Jornada Mundial da Juventude


Evento católico deve reunir mais cinco milhões de jovens do mundo inteiro.
Juventude católica do Amazonas levantam fundos para ir ao encontro.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Brasileiros na Espanha comemoraram escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ. (Foto: Cesar Manso / AFP Photo)Brasileiros na Espanha comemoraram escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ (Foto: Cesar Manso / AFP Photo)
A oportunidade de ver o papa e poder compartilhar momentos de fé com jovens católicos de diferentes países. Esse é o objetivo de mais de 1.500 jovens amazonenses
em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento reuniu mais de dez milhões de pessoas na edição do ano passado, em Madrid. Este ano, a JMJ será no Rio de Janeiro e cerca de cinco milhões de jovens são previstos pela Arquidiocese de Manaus para o encontro.
Tradicionalmente, os jovens costumam se preparar com bastante antecedência para a JMJ. No Brasil não foi diferente e, na capital amazonense, paroquianos estão se organizando em caravanas realizando atividades para angariar fundos e auxiliar na ida dos jovens católicos amazonenses.
Na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, localizada na Zona Centro-Sul, 77 integrantes formam a caravana para a jornada. Vendas de lanches, rifas, bingos e arraiais fazem parte da programação.
Segundo um dos jovens da comunidade, João Marcelo Tavares, a ideia ganhou proporções maiores a partir do apoio do pároco da igreja. "Queria muito levar a juventude da paróquia. O nosso pároco abriu as portas e nos apoiou e apoia de forma exemplar. Hoje, fico feliz em ver que são quase 80 jovens na luta pelo menos objetivo", afirmou.
O jovem não escondeu a expectativa para o evento mundial. "Querer chegar perto do papa deve ser o sonho de todo e qualquer católico. É uma realização pessoal e representa uma renovação. Quando o papa chega em um país, traz esperança de dias melhores com uma fé renovada. Não dá para descrever com palavras", disse João Marcelo ao mencionar que levará bandeira do Amazonas, do Brasil e presentes regionais para trocar com jovens católicos de outros países.
Outra integrante da caravana, Taína de Oliveira, de 20 anos, também disse acreditar que a presença na Jornada Mundial da Juventude é suficiente para renovar a fé católica. Para a jovem, todo o trabalho tido nessa preparação será recompensado. "Tenho certeza que vou voltar completamente mudada. São jovens de todos os países e a expectativa está alta só em pensar em conhecer pessoalmente o papa e participar de um evento tão importante", ressaltou.
Para o pároco da comunidade Nossa Senhora das Mercês, Frei Jorge Luiz Soares, a caravana é uma forma de estar em unidade com a Igreja Católica e buscar orientação direta com o papa. "Quando os jovens me procuraram, percebi que o valor fugiria da realidade de alguns jovens. Então, montamos a caravana para trabalhar juntos. É um encontro celebrativo. A juventude busca orientação e quando esse direcionamento vem direto das palavras do papa o peso é muito grande", disse o frei.

Peregrinação da cruz
Nos meses que antecedem a realização da Jornada Mundial da Juventude, há a peregrinação da cruz da JMJ e ícone de Nossa Senhora. A cruz chega à Manaus no dia 21 de setembro. Em todo o Amazonas, a programação envolve 13 cidades.
Confira a programação da chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora no Amazonas:
Setembro
4 e 5 - Barcelos, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira
7 e 8 - Tabatinga, na Diocese do Alto Solimões
11 e 12 - Tefé, sede da Prelazia de Tefé
14 e 15 - Coari, sede da Prelazia de Coari
17 e 18 - Borba, sede da Prelazia de Borba
20 - Careiro da Várzea e Iranduba (Distrito do Cacau Pirera) na Arquidiocese de Manaus
21 a 23 - Manaus em todas as Zonas da Cidade
23 (à tarde) - Rio Preto da Eva, da Arquidiocese de Manaus
24 a 26 - Itacoatiara, Itapiranga e Urucurituba da Prelazia de Itacoatiara
28 - Maués, na Diocese de Parintins
29 - Parintins, sede da Diocese de Parintins, que levará a cruz até a prelazia de Óbidos no Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário