MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Agricultores antecipam venda da safra de soja em Mato Grosso


Faltam dois meses para começar o plantio do grão no estado.
Compradores fazem adiantamentos em dinheiro para a compra de insumos.

Do Globo Rural

Faltam dois meses para o início do plantio da soja em Mato Grosso, mas os agricultores já venderam a maior parte do grão que será colhido em 2013. A estimativa de cooperativas e empresas compradoras é que os agricultores negociaram antecipadamente perto de 70% da próxima safra.
Na propriedade do agricultor Nélio Piva, em Lucas do Rio Verde, norte de Mato Grosso, serão plantados sete mil hectares de soja. A expectativa é colher 55 sacas por hectare. Há quase dos meses, o produtor comercializou 70% do que será produzido. A empresa compradora fez um adiantamento em dinheiro para a compra de insumos com o preço da soja fixado.
“A gente trabalha na faixa de US$ 22, o que dá cerca de R$ 44 a saca. A gente não tem recurso para plantar com recurso próprio, o que obriga a pegar das tradings”, diz Piva.
O agricultor Nilson Fortuna que também costuma fazer negócio antecipado com a soja, não recebeu dinheiro adiantado. Ele trocou parte da produção pelos insumos. “Eu vou dar 27 sacas de soja em troca de defensivos e adubos por hectare. Então, meu custo vai ser 27 sacas de soja para produzir um hectare de lavoura”, diz.
Em Mato Grosso, é comum a troca de sacas de soja que ainda serão colhidas por insumos, adubos e fertilizantes. Na maioria das propriedades a lavoura está com todos os produtos armazenados para o plantio que começa em aproximadamente 60 dias. A estimativa das cooperativas e empresas compradoras é a de que os agricultores já negociaram antecipadamente perto de 70% da próxima safra de soja.
"Se deve à questão das cotações altas no mercado internacional, principalmente nos últimos meses, com o reflexo da forte seca nos Estados Unidos, atingindo principalmente o milho e a soja. Isso refletiu no mercado da bolsa de Chicago e automaticamente nos preços no Brasil”, explica Jaime binsfeld, gerente da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário