MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agricultores cearenses testam cultivo no sistema chamado de mandala


Prática tem apresentado resultado positivo no convívio com a seca.
Sistema integra o plantio com criação no mesmo espaço.

Do Globo Rural
Os agricultores do Ceará recebem ajuda financeira para adotar a prática da mandala, o que tem apresentado resultado positivo no convívio com a seca. O sistema integra o plantio de frutas e hortaliças com a criação de aves e peixes no mesmo espaço. Cada um dos segmentos ajuda o outro a se desenvolver.

Há áreas verdinhas no meio do sertão. As mandalas são pequenos reservatórios em forma de círculo que, com pouca água, produzem alimentos de qualidade, sem agredir o meio ambiente, segundo os técnicos da Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.
A família do sítio Boqueirão, em Lavras da Mangabeira, conseguiu em apenas dois meses plantar e produzir em um quarto de hectare milho, feijão, fruteiras e hortaliças. Todos os dias, o agricultor Cícero do Nascimento colhe verdura para consumo próprio e para vender aos vizinhos.
Para ter uma mandala perto de casa o agricultor precisa estar organizado em associação. O custo de implantação do sistema é de R$ 4 mil. O prazo de pagamento do dinheiro, emprestado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, é de dois anos.
Em outra área, os derivados dos produtos deixam a mesa com muita fartura. Além das hortaliças, o pequeno reservatório tem até criatório de tilápias. O sofrimento de seca pela região é coisa do passado, dizem os moradores.
No município de lavras da mangabeira, 150 pequenos agricultores já foram beneficiados pelo projeto mandala.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário