MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ainda em clima de festa junina, grupos celebram morte do boi


Tradição é mantida também pelo Boi Bonito de Arari.
Ritual reúne brincantes para compromisso que vira confraternização.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Passado o período junino, o clima ainda é de festa para os grupos de Bumba Meu Boi. É que nessa época do ano, os brincantes se reúnem para celebrar a morte do boi. Uma tradição que é mantida também pelo Boi Bonito de Arari, boi de sotaque de orquestra já é o orgulho da cidade, localizada na baixada maranhense.
A cidade famosa pela pororoca do Rio Mearim e pela Festa da Melancia preserva ainda a tradição do folclore maranhense. Na cidade de Arari, há 160 quilômetros de São Luis, o ritual de morte do Bumba Meu Boi é repetido pelos brincantes todo ano. A festa foi organizada pelos integrantes do Boi Bonito de Arari sotaque de orquestra, que existe há 18 anos.
O boi preserva o ritual reunindo os brincantes para o compromisso que vira uma confraternização. “Neste boi, todos os brincantes são de Arari e tudo é feito aqui. É um dos bois que ainda preserva sua cidade”, conta o presidente do Boi Bonito, José Telles.
Do laço do boi até sua morte, tudo é repetido de acordo com a tradição. Até a despedida é cantada em forma de toada. Pedro Santos é um dos mais antigos cantadores da cidade. Mudou até de sotaque, mas não perdeu a paixão pela brincadeira. “É muito bom cantar no bumba boi de Arari. Mesmo que eu tenha sido cantador de boi de matraca, quando, de repente, vim para o boi de orquestra, deu certo e estou aqui até hoje”, conta ele.
Depois da morte do boi os brincantes já começam a contar os dias para a temporada do ano que vem, quando o boi nasce de novo para alegrar os terreiros de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário