MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alunos de escolas particulares fazem protesto no DF contra 'cotas sociais'


Grupo levou faixas e cruzes para a Praça dos Três Poderes, na Esplanada.
Estudantes afirmam que educação precisa de investimentos, não de cotas.

Do G1 DF

Um grupo de estudantes de escolas particulares fez um protesto na tarde desta quarta-feira (22) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos oriundos de escolas públicas (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)Estudantes de escolas particulares de Brasília protestaram nesta quarta-feira (22) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)
Um grupo de estudantes de escolas particulares fez um protesto na tarde desta quarta-feira (22) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos oriundos de escolas públicas. O grupo alega que a criação de cotas não é uma forma de investimento na educação. O estudante Felipe Daniel Horovits, 16 anos, disse à reportagem da TV Globo que o governo precisa investir na educação básica para que todos possam concorrer igualmente no vestibular.
A proposta foi aprovada no Senado no início do mês e destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. O projeto foi aprovado de forma simbólica pelos senadores. O único voto contrário manifestado foi do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). O texto ainda precisa ser sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff.
O projeto aprovado pelo Senado combina cota racial e social. Segundo o texto, enquanto metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, a outra metade será reservada seguindo três fatores: cor, rede de ensino e renda familiar.

A cota racial será diferente em cada universidade ou instituto da rede federal. Estudantes negros, pardos e índios terão o número de vagas reservadas definido de acordo com a proporção dessas populações apontada no censo do IBGE de 2010 na unidade da federação em que está a instituição de ensino superior.
As demais vagas reservadas serão distribuídas entre os alunos que cursaram o ensino médio em escola pública, sendo que no mínimo metade da cota (ou 25% do total de vagas) deverá ser destinada a estudantes que, além de ter estudado em escola pública, sejam oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
Estudantes de escolas particulares de Brasília protestaram nesta quarta-feira (22) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr) (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)Estudantes de escolas particulares do DF protestaram nesta quarta-feira (22) contra a destinação de vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas (Foto: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário