MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Amazona de MS se prepara para prova nacional após cirurgia na visão

Jovem passou por transplante de córnea e ficou um ano sem praticar.
Em outubro, Sarah vai participar de competição nacional em Avaré (SP).

Do G1 MS

Jovem passou por transplante de córnea aos 15 anos e agora se prepara para prova nacional (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)Jovem passou por transplante de córnea e agora se prepara para competição (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
Depois de passar por um transplante de córnea e ficar um ano sem praticar montaria, a amazona Sarah Lander, de 17 anos, voltou aos treinos em Campo Grande e classificou-se para disputar uma competição nacional, em Avaré (SP), no mês de outubro. Recuperada da doença que quase a tirou do esporte, a jovem está confiante no bom desempenho e se diz feliz com o apoio da família.
Sarah teve contato com cavalos desde a infância, já que os pais praticavam montaria e a incentivavam a participar de provas. Aos 12 anos, quando ela começou a se preparar para competições, descobriu que possuía uma doença degenerativa que atinge a córnea e diminui a visão, chamada ceratocone. Sarah precisou usar lentes para aumentar a capacidade de visão. “Era muito ruim, a poeira fazia com que eu não enxergasse nada. Eu tinha muito medo de ficar cega e nunca mais ver os cavalos e as provas”, conta a garota.
A doença começou a comprometer de forma mais grave o olho esquerdo de Sarah. Aos 15 anos, ela passou por um transplante da córnea esquerda em um hospital de Campo Grande. A garota ficou 1 ano sem andar a cavalo por causa da recuperação. Atualmente, a visão com o olho direito compensa o déficit no olho esquerdo, e Sarah conta com 95% da visão.
Em junho, Sarah participou de uma classificatória na prova dos três tambores, que consiste em o competidor fazer o percurso de três voltas completas nos tambores no menor tempo possível (veja no vídeo ao lado). Com um primeiro lugar e o tempo de 19,697s, a amazona garantiu vaga no campeonato nacional na categoria de 15 a 18 anos.
“Foi um momento muito difícil da minha vida, eu chorava muito e pensava que não voltaria a enxergar. Mas o apoio da minha família e o amor pelos cavalos fez com que eu tivesse esperança. Agora estou me preparando forte para a Copa dos Campeões. Estou perto de realizar o sonho da minha vida que é competir em Barretos (SP)”, diz Sarah.
Competidor tem que completar uma volta em cada tambor em menos tempo (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)Competidor tem que completar uma volta em cada tambor em menos tempo (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
Treinos
A amazona treina duas horas por dia, três vezes por semana. Nesta sexta-feira, sábado e domingo um curso com a campeã americana Shennon Care, de 35 anos, fez com que Sarah se sentisse mais preparada para o grande desafio. A americana é treinadora profissional da prova dos três tambores há 14 anos e garante que o esporte é indicado para as mulheres e crianças.
“É um esporte que não machuca os animais. Na Europa, é a única prova permitida pela associação de defesa dos direitos dos animais. As crianças e as mulheres são mais que bem-vindas nesse esporte porque adquirem um senso de responsabilidade e de trabalho em equipe”, conta a americana.
Quarto de milha
Segundo o treinador e tio de Sarah, Adson Lander, o cavalo da raça quarto de milha foi criado nos Estados Unidos especificamente para provas de velocidade. O animal tem características que garantem a explosão e atenção necessária para a volta nos tambores. “Ele é chamado quarto de milha porque consegue atingir 400 metros em poucos segundos. É uma raça com um ótimo arranque, reflexo e muita habilidade para a prova dos três tambores”, diz o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário