MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Apicultor usa criatividade para baixar custo e melhorar qualidade do mel


Tabira, no sertão de Pajeú, é referência na produção de mel em Pernambuco.
Produtor estudou as abelhas e desenvolveu técnicas inovadoras.

Do Globo Rural
No sertão, a chuva pouca não recupera pastagens, nem lavouras, mas traz de volta o verde à paisagem. A aridez típica da caatinga nordestina dá lugar às flores silvestres: roxa, gitirana, vassourinha de botão, malva amarela. Um prato cheio para as abelhas.

Em Pernambuco, na região conhecida como Sertão do Pajeú, fica o município de Tabira. Ele é considerado uma referência na produção de mel no estado, mas até bem pouco tempo atrás quase ninguém ali sabia o que era criar abelha. Essa história começou a mudar, graças ao esforço e a criatividade de Adelmo Cabral.

“Quando cheguei aqui vi que tinha abelha em todo canto. A florada era uma coisa extraordinária, cheia de abelha trabalhando. Percebi que o potencial pra apicultura aqui era muito bom”, conta Adelmo Cabral. “Comecei a praticar apicultura num método tradicional, só que eu perdia muito enxame. Aí decidi estudar e criar minha própria literatura.”

Ele transformou um casebre em laboratório e, durante dois anos, observou o funcionamento de uma colmeia que fica numa caixa de vidro. Baseado nessa experiência ele desenvolveu uma série de técnicas de manejo pra tentar baratear o custo de produção, aumentar a produtividade das colmeias e melhorar a qualidade do mel.

No vídeo, Adelmo mostra  os tipos de abelha que forma uma colmeia e as funções que elas exercem. Ele mostra também os utensílios que criou para baratear a produção. Ele consegue deixar o mel sempre claro usando uma simples folha de sulfite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário