MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Após assembleia, professores da UFPE decidem continuar paralisação


Apesar de iniciado em 17 de maio, movimento tem aumento de adesão.
Calendário do Vestibular 2013 será mantido, de acordo com a Covest.

Do G1 PE

Há mais de três meses em greve, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram continuar com a paralisação, após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus do Recife. De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), cerca de 300 professores estiveram presentes na reunião. Destes, 196 votaram a favor da continuação da greve, iniciada em 17 de maio. Apenas 42 docentes votaram contra a decisão.

Apesar da duração da greve, a adesão dos professores vem crescendo. Segundo o presidente da Adufepe, José Luiz Simões, na última assembleia do dia 3 de agosto, participaram cerca de 180 docentes, dos quais 155 votaram contra a proposta do governo. “A contraproposta foi protocolada na semana passada. E vamos entregá-la ao gabinete dos senadores do Estado amanhã. Esperamos que o governo reabra as negociações, para que possamos avançar e, finalmente, reiniciar as aulas”, comentou.

Para incluir o aumento dos gastos com os servidores federais para o próximo ano, o Projeto de Lei do Orçamento 2013 precisa ser enviado ao Congresso até esta sexta-feira (31). Atualmente, a UFPE tem 28.688 alunos na graduação, 2.750 no mestrado acadêmico, 370 no mestrado prático e 1.600 no doutorado.

O reajuste
A última proposta enviada pelo governo federal assegura que todos os docentes terão um reajuste de pelo menos 25% sobre a remuneração de março, quando houve aumento de 4%. Para os professores titulares, o aumento chega a 40%. Os valores seriam pagos em três parcelas, nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Segundo o governo, esta é a segunda e definitiva proposta apresentada. Na primeira, os reajustes partiam do índice de 12%, e o curso seria de R$ 3,92 bilhões. Agora, com os novos índices, o impacto no Orçamento da União é de R$ 4,2 bilhões. Além disso, a aplicação dos índices foi antecipada para março de cada ano (antes estava prevista para começar em julho).

UFRPE e Univasf
Os docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizam nova assembleia nesta sexta-feira (31), pela manhã. O último encontro aconteceu no dia 24 de agosto, quando foi decidida a continuação da paralisação. Em Petrolina, a assembleia na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) acontece nesta terça-feira (28).

Calendário do vestibular é mantido
Apesar da greve, o calendário do Vestibular 2013 da Covest será mantido, segundo o presidente da instituição, Armando Cavalcanti.

"Está tudo sendo preparado, e o vestibular 2013 está confirmadíssimo para ocorrer nas datas previstas. Estimamos que as inscrições comecem em 11 de setembro. O Enem (primeira fase) ocorrerá em 3 e 4 de novembro. E a segunda fase está prevista para acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro de 2012", adiantou Cavalcanti ao G1, por telefone, nesta segunda-feira (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário