MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Após reunião, caminhoneiros do RS também dão fim a protestos

Encontro com representantes do governo ocorreu em Brasília na terça (31).
Mesa de negociação será instalada para discutir reivindicações.

Tatiana Lopes Do G1 RS

Caminhões ficaram enfileirados na faixa direita da via (Foto: Halex Vieira/RBS TV)Caminhões ficaram enfileirados na faixa direita na
BR-101 (Foto: Halex Vieira/RBS TV)
Os caminhoneiros do Rio Grande do Sul deram fim aos protestos em rodovias estaduais e federais a partir da madrugada desta quarta-feira (1), após reunião realizada na terça (31), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Osmar Lima, representante do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) na Região Metropolitana de Porto Alegre, garantiu que motoristas voltaram a trabalhar normalmente.
"Liberamos todos os estacionamentos que estavam parados. Está tudo normal, já falamos com todo mundo ontem (terça) à noite para pedir a liberação", afirmou Lima ao G1. O representante do MUBC ficou satisfeito tanto pela adesão dos caminhoneiros à paralisação no estado, como pelo desfecho da reunião em Brasília. "Acredito que seremos atendidos, eles assinaram um compromisso, tomara que nada ocorra ao contrário", completou.
No Rio Grande do Sul, motoristas realizaram manifestações com bloqueios de passagens de caminhões principalmente no interior do estado. No mais longo dos protestos, caminhoneiros bloquearam a BR-101 por 15 horas entre segunda (30) e terça (31). Uma fila com mais de 20 quilômetros se formou.
"A adesão foi quase unânime, principalmente nesses dois dias. Quem não parou nas estradas, ficou em casa", disse Lima.
Divergências serão discutidas
O Movimento União Brasil Caminhoneiro decidiu suspender a paralisação que desde a semana passada provocava bloqueios em estradas do país após a reunião em Brasília, com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e representantes do governo.
Em ata divulgada após a reunião, os líderes dos caminhoneiros comprometeram-se "com a completa e imediata suspensão do movimento da categoria". Em troca, o governo instalará uma mesa de negociação no próximo dia 8 de agosto para discutir as reivindicações da categoria.
Os caminhoneiros não concordam com os termos da lei federal 12.619, publicada no último dia 30 de abril e que entrou em vigor nesta segunda. A lei regulamenta a jornada de trabalho da categoria e obriga o trabalhador a ter descanso de 11 horas entre duas jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário