MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de agosto de 2012

Ariquemes, RO, produz seis mil toneladas de tambaqui por ano


A expectativa é de aumentar a produção em 25% no próximo ano.
Manaus é o principal consumidor do pescado produzido no município.

Eliete Marques Do G1 RO

Tambaqui de Ariquemes é exportado para Manaus (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)Tambaqui de Ariquemes é exportado para Manaus (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)
O município de Ariquemes, RO, localizado a 200 quilômetros de Porto Velho, é o maior produtor de tambaqui do estado e referência na produção do pescado na região Norte do país. O tambaqui representa cerca de 99% da produção de pescado em cativeiro, de acordo com o presidente da Cooperativa dos Produtores de Peixes da Região de Ariquemes (Coopermar), Marcio Martins. O restante fica com a produção do pintado e do pirarucu.
Rondônia produz 12 mil toneladas de pescado em cativeiro. Oito mil são produzidos no Vale do Jamari, que é composto pelos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Cujubim, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Rio Crespo e Machadinho do Oeste. Mas Ariquemes se descata, no município são produzidas seis mil toneladas de peixes anualmente.
Para 2013, a expectativa é aumentar a produção em 25% e levar o produto para outros estados, como Mato Grosso e São Paulo, conforme o presidente da Coopermar.
Conforme Marcio Martins, Manaus, AM, é o maior consumidor do tambaqui da região de Ariquemes, visto que adquire 97% desse pescado. "Faz parte da cultura do povo manauara, consumir peixes", explicou. A outra pequena parte da produção fica no estado.
De acordo com Marcio Martins, a parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi fundamental para o desenvolvimento da piscicultura em Ariquemes. Através dessa parceria foi realizada a regularização e profissionalização da atividade e com isso, houve aumento na produção de peixes.
A gerente da unidade regional do Sebrae em Ariquemes, Franciluci do Nascimento, reiterou que o Sebrae cedeu consultoria tecnológica, o que proporcionou mais qualidade ao pescado. Franciluci ressaltou que o projeto do próximo é a inserção de peixes na merenda escolar.
De acordo com o engenheiro de pesca Vinícus Pedroti, a água em abundância, o relevo, o clima e a topografia de Ariquemes favorecem a grande produção de pescado.

Etapas da criação de tambaquis
Conforme o engenheiro de pesca Vinicius Pedroti, a produção de tambaquis se divide em três etapas: alevinos, juvenil e engorda. Os produtores adquirem o alevino de empresas especializadas na reprodução induzida de peixes. Nessa fase, o alevino pode ter de um a cinco centímetros de comprimento.

Depois disso, a produção passa para a etapa juvenil, até o peixe alcançar cerca de 250 gramas. Com este tamanho, o tambaqui é levado para a fase de engorda. São cerca de 12 meses até o peixe ser comercializado.
Oito mil toneladas de pescado são produzidas anualmente no Vale do Jamari (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)Oito mil toneladas de pescado são produzidas anualmente no Vale do Jamari (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário