MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cães sofrem com excesso de peso; veterinário ensina como evitar


Descontrole hormonal e falta de exercícios podem levar ao excesso de peso.
Veterinário diz que cuidado com alimentação deve acontecer desde cedo.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Assim como as pessoas, os cães também sofrem com o excesso de peso. Segundo o veterinário Matusalém Porto de Matos, alguns dos motivos da obesidade canina são o descuido com alimentação, falta de atividade física e descontrole hormonal.
A dona de casa Maísa Cerqueira conta que o seu cachorro Brad, de seis anos, está acima do peso devido ao estresse causado por problemas de relacionamento com outro cão, que foi morar na casa onde ele vive. De acordo Maísa, ela passou a compensar a mudança na rotina do seu animal com mais comida. "Eu dava frango e churrasco", disse.
O veterinário Matusalém Porto afirma que os donos dos animais devem ter cuidado com a alimentação do bicho desde o seu nascimento. Segundo ele, os cães mais novos devem comer mais vezes por dia, frequência que deve diminuir à medida que eles vão ficando mais velhos. Em relação as fêmeas, o cuidado deve ser redobrado na alimentação quando elas estiverem prenhas.
O cão Sansão, de três meses, já conta com um cuidado especial com a sua alimentação. O dono do animal, Rafael Pelegrinne, diz que o bicho entrou em um programa de dieta balanceada para perder peso. "Agora a alimentação dele está balanceada com uma ração um pouco melhor e com duas caminhadas diárias", afirmou.
Cães de médio e grande porte devem realizar atividades físicas como medida preventiva. No entanto, alguns animais têm propensão de engordar devido à raça; é o caso de bulldogs ingleses, baegles e bassets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário