MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Caminhada no RS reúne milhares e faz alerta contra o câncer de mama


RS é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença.
Parcão foi o ponto de partida para a Caminhada das Vitoriosas.

Luciane Kohlmann Da RBS TV

caminhada das vitoriosas câncer de mama mulheres porto alegre parcão (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Caminhada das Vitoriosas lota o Parcão, em Porto Alegre (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Milhares de mulheres se reuniram na manhã deste domingo (19) em Porto Alegre para celebrar a vida e atentar sobre a importância da prevenção. Já às 10h, elas começaram a concentração para a Caminhada das Vitoriosas, que reúne mulheres que tiveram e têm câncer de mama. O ponto de partida foi o Parque Moinhos de Vento, o Parcão, e tudo se encerra na chegada ao Parque da Redenção.
O evento, que está na sua nona edição, também reuniu mulheres que viveram a experiência dessa doença na família. Clarisse Chaves, auxiliar de escritório, de 31 anos, foi à caminhada apoiar a causa, após a mãe ter câncer de mama. Ela trouxe até a cadela Lara, que também já teve um nódulo na mama. Todas estavam devidamente vestidas de rosa.

RS é o segundo com mais incidência
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado previamente, as chances de cura são consideradas boas, diz o Ministério da Saúde.
Clarisse Chaves, auxiliar de escritório, 31 anos, veio para a caminhada apoiar a causa, após a mãe ter câncer de mama. Ela trouxe até a poddle Lara, que também já teve um nódulo na mama (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Clarisse Chaves levou a cadela Lara ao parque
(Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
De modo geral, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil, no entanto, continuam altas. Segundo o Ministério da Saúde, isto ocorre porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Em 2010, ocorreram 12.812 mortes por causa da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de incidência de câncer de mama no Rio Grande do Sul deve ser de 81,07 para cada 100 mil mulheres em 2012. No Brasil, esse índice só é maior no Rio de Janeiro (94,3). Os dados fazem parte do estudo "Estimativas – Incidência de Câncer no Brasil 2012", do Inca.
Neste domingo, o Hospital Moinhos de Vento ainda promove ações em homenagem aos pais, que comemoram o seu dia no domingo passado. As atividades incluem medição dos números da saúde, dicas de nutrição, distribuição de balões para as crianças, espaço para chimarrão e aula de ioga com Ana Maria Rossi. A programação vai das 9h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário