MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Casal de Fortaleza guarda acervo de raridades da música brasileira


Christiano e Douvina Câmara mantém acervo de discos de cera, fotos e vinis. Relíquias são visitadas diariamente por estudantes e pesquisadores.

Do G1 CE
A famosa frase “Ao lado de um grande homem existe uma grande mulher” se comprova quando se visita a casa do pesquisador e colecionador cearense, Christiano Câmara e da sua esposa Douvina Câmara, em Fortaleza. O cearense é considerado um arquivo vivo da cultura musical brasileira e forrou o recanto na simpática Rua da Escadinha, no Centro da cidade, com fotos, discos, livros e equipamentos antigos. Essas relíquias, visitadas diariamente por estudantes, são cuidadas por Douvina, casada há 56 anos com o colecionador. “Quando comecei a namorar com ele já vi logo que ele gostava disso e pensei: eita, Douvina. Você vai ter um trabalhão”, diz.
Na rua onde mora, Christiano Câmara é chamado de “prefeito” pelos vizinhos que confessam adorar ouvir as músicas das décadas passadas que ressoam da casa do pesquisador. Se o marido ganhou esse carinhoso título, Dona Douvina é a ''primeira-dama'' mais ativa da história. Há mais de 30 anos, todos os dias, ela abre e fecha as janelas, espana as estantes e limpa os discos de cera. “Nunca se acaba não. Não tem tempo. Vai fazendo e vai empoeirando. Me sinto mais cansada porque pesa muito”, confessa.
Cercado de milhares de vinis, os famosos bolachões, o marido Christiano Câmara faz brincadeiras e declama canções para a amada. “Saudade quase se explica nessa trova que eu te dou. Saudade é tudo ...”, começa e Douvina completa “que fica daquilo que não ficou”. O pesquisador não deixa de fazer críticas aos tempos atuais. “Hoje em dia, isso é cafona. Você ser sentimental, hoje em dia, é cafona”, afirma.
Não importa o tempo, seja na entrada ou na saída, depois de registrar a visita no livro de ouro da casa, os visitantes ouvem muitas histórias do casal Christiano e Douvina. “Não é bonita minha casa? Por isso que digo sempre: 'Tenho a vida que pedi a Deus. Melhor do que isso, impossível' ”, conclui a guardiã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário