MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Chef do Amazonas serve sobremesa com frutos típicos e formiga saúva


Felipe Schaedler trouxe o inseto innatura para ‘dar um charme’ ao doce.
Repórter do G1 se aventurou e provou da iguaria amazonense.

Alex Araújo Do G1 MG, em Tiradentes

Chef Felipe Schadler usa formigas no prato nomeado 'Banca de Frutas' (Foto: Alex Araújo/G1)Saúvas são ingrediente do prato nomeado 'Banca de frutas', do chef elipe Schadler (Foto: Alex Araújo/G1)
O intercâmbio entre as culinárias regionais dos seis estados participantes do 15º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes resulta em pratos típicos excêntricos. Um deles, do chef Felipe Schaedler, de 26 anos, batizado como “Banca de frutas”, é uma sobremesa com frutos amazonenses e pernambucanos e com uma iguaria, digamos, diferente, muito diferente: formigas saúvas in natura.
Paulo Ricardo Silva (Foto: Alex Araújo/G1)Paulo Ricardo Silva disse que as formigas têm sabor
de planta: "Tipo de Eucalipto". (Foto: Alex Araújo/G1)
O doce leva pupunha recheada com geleia de cubiu, abricot, castanha-de-caju, baba de moça à base de coco verde, geleia e chocolate de cupuaçu, sorva e sapotilha. Todos os frutos não são comuns na Região Sudeste do Brasil e, por isso, foram muito apreciados por quem participou do festim de Schaedler.
O G1 fez o convite a duas pessoas para que provassem a sobremesa, que vem com a formiga de “brinde”. Até o repórter se aventurou e experimentou o inseto.
O auxiliar de cozinha Paulo Ricardo Silva, de 18 anos, foi o primeiro corajoso. Como ele é da área, não se assustou. Tranquilo, Silva arrematou a formiguinha na colher e a colocou na boca. Mastigou, mastigou e disse: “Tem sabor de planta, tipo de eucalipto”.
Alex Araújo (Foto: Alex Araújo/G1)Alex Araújo, repórter do G1, também experimentou a
iguaria em Tiradentes (Foto: Alex Araújo/G1)
Ele contou que foi a primeira vez que comia um inseto, mas que já tinha ouvido falar que os bichinhos eram usados para incrementar receitas da alta gastronomia.

O segundo a experimentar a saúva foi este repórter. Um pouco desconfiado, eu fiquei meio sem saber como reagir à experiência. Também coloquei a formiga na colher e a pus na boca. Ela é crocante e tem um gosto de capim-limão.

Por último, a artesã Rosemare Silva Andrade de Paula, de 38 anos, a mais receosa. Ela disse que também seria a primeira vez que comeria formiga, mas que a comida mais exótica que havia experimentado era carne de tatu que, segundo ela, tem gosto de frango. “A formiga tem gosto de erva-cidreira”, definiu, objetivamente.
Chef Felipe Schadler  (Foto: Alex Araújo/G1)Chef Felipe Schadler levou saúvas de Amazonas
para Tiradentes para preparar sobremesa servida
no festival (Foto: Alex Araújo/G1)
Para Schaedler, a formiga saúva na sobremesa tem tudo a ver. “Sou do Amazonas e trouxe uma formiga de lá para a receita”, destacou. Com relação ao festival, ele disse gostar da oportunidade de participar do evento. “É muito legal apresentar a culinária do meu estado e ter a oportunidade de conhecer um pouco dos outros lugares também”.

Schaedler disse que o evento também oferece a troca de informações entre os chefs e elogiou a gastronomia mineira. “A comida de Minas é muito boa. Almoçar uma comidinha mineira é demais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário