MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Cidade com maior produtividade de cacau promove festival no Pará


Medicilândia produz até mil quilos de cacau por hectar plantado.
Variedade dessa produção será exposta no Cacau Fest.

Do G1 PA

Começa nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 2 de setembro, o Cacau Fest 2012. O evento é realizado anualmente no município de Medicilândia, no sudeste do Pará. Durante o evento, a variedade da produção e da culinária do fruto estão em exposição. A cidade prevê uma safra de 30 mil toneladas do fruto este ano, o que faz do município paraense o lugar com melhor produtividade de cacau por hectare, com média entre 800 a 1.200 kg/ha.
Medicilândia, no Pará, se autodenomia, capital mundial do cacau. (Foto: Divulgação / Agência Pará)Medicilândia, no Pará, se autodenomia, capital mundial do cacau. (Foto: Divulgação / Agência Pará)
Até o dia 30 de agosto, a programação é voltada para a área técnica, com cursos e palestras voltados para a melhoria da lavoura e da qualidade do cacau, que de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (Sagri), possui a melhor qualidade do mundo. Já no dia 30 inicia o festival com exposição de produtos agrícolas e venda de materiais referentes ao cultivo do fruto, além de shows com artistas da região e bandas musicais.
Com manchas de terra roxa que ocupam cerca de 7% de seu território, Medicilândia é o maior produtor isolado de cacau do Brasil e o segundo maior produtor, ficando atrás apenas da Bahia. O município tem 1.940 produtores de cacau e uma área plantada de 29,3 mil hectares (ha).
A maior parte da produção de cacau de Medicilândia é vendida in natura para a Bahia, o grande mercado comprador do Brasil. Mas o objetivo do Governo do Estado é fortalecer a atividade cacaueira e converter o Pará no maior produtor de cacau do país por meio do Aceleração da Cacauicultura, que estabelece o estímulo à produção cacaueira, fortalecendo o potencial econômico do Estado.
O município tem 1.940 produtores de cacau e uma área plantada de 29,3 mil hectares (ha) (Foto: Divulgação / Agência Pará)O município tem 1.940 produtores de cacau e uma área plantada de 29,3 mil hectares (ha) (Foto: Divulgação / Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário