MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Clientes passam mal e até desmaiam em fila de banco, em GO


Consumidores reclamam da demora no atendimento em agências de Jataí.
Lei municipal estabelece em 30 minutos o tempo máximo de espera nas filas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Em Jataí, sudoeste de Goiás, a TV Anhanguera flagrou clientes passando mal em filas de bancos por causa da demora no atendimento. Uma lei municipal que estabelece em 30 minutos o tempo máximo de espera nas filas completou 11 anos. Mas, clientes reclamam que as agências não estão cumprindo a legislação. Em dias de grande movimento, alguns são obrigados a esperar mais de uma hora para serem atendidos.
Em um dos flagrantes, um homem chega a tirar a camisa dentro do estabelecimento. Em outro, uma senhora é amparada por populares depois de desmaiar (veja vídeo acima). Por descumprir a determinação de tempo de espera de janeiro até agora, sete agências foram autuadas pelo Procon.
“Já passou da hora do almoço, tenho que ir trabalhar, tenho que voltar para a empresa e essa demora atrapalha”, reclama o motorista João Ribeiro, que esperou por uma hora para ser atendido.

Filas longas
Além de clientes passando mal, a equipe registrou também o tamanho das filas dentro de algumas agências. Em muitas, o desafio começa antes mesmo da porta giratória. A fila para retirar senha também é alvo de reclamação.
Não existe uma lei federal que regulamenta essa espera e alguns municípios possuem legislações específicas. Em Jataí, a lei diz que em dias normais o tempo na fila não pode ultrapassar 20 minutos. Já do dia 1º ao dia 10, ou em véspera ou pós-feriado, o tempo máximo é de meia hora.
Para tentar diminuir o número de reclamações, o Procon, junto com o Ministério Público, está realizando reuniões com os bancos. A ideia é encontrar soluções para melhorar o atendimento.
A ação já tem apresentado resultado. Nesta semana, um banco assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a construir uma nova agência na cidade.
Bom exemplo
Em Itumbiara, sul do estado, a situação é diferente. A lei municipal existe desde 2009 e as reclamações não são comuns. De acordo com o superintendente do Procon de Itumbiara, Adauto Borges, desde que a lei entrou em vigor, o número de reclamações relacionadas ao tempo de espera em filas baixou consideravelmente. “As próprias instituições se adequaram. Colocaram poltronas para os clientes sentarem, melhoraram o atendimento e aumentaram o número de funcionários”, afirma.

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