MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Colheita da safra de algodão chega a 85% de área plantada em Mato Grosso


Safra da da pluma deve crescer 6,6% no estado e atingir 999.441 toneladas.
De acordo com o Imea, em duas regiões a colheita já foi encerrada.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Algodão (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)Algodão colhido em Mato Grosso
(Foto: Leandro J.Nascimento/G1)
A colheita da safra 2011/12 de algodão em Mato Grosso entrou na reta final. Até a última semana as máquinas percorreram 614,1 mil hectares de um total de 722,5 mil hectares plantados nesta temporada. Ou percentual, avançaram sobre 85% da área reservada à cultura. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Entre a semana de 17 de agosto ao último dia 24, a colheita evoluiu 9 pontos percentuais, passando de 76% para os atuais 85%. No comparativo com o igual período do ano passado, a retirada da pluma do campo registra um leve atraso. Em agosto de 2011 o percentual colhido chegava aos 91%.
Mas conforme o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha, este percentual inferior ainda pode ser considerado dentro da normalidade. "Esse ano o período de seca foi prolongado. Como os produtores estão evitando colher entre 12h até as 16h houve esse atraso, mas isso não deve causar nenhum impacto", estimou.
Nas regiões norte e nordeste os trabalhos no campo foram finalizados (100%). Enquanto isso, no noroeste a colheita atingiu 92% da área plantada, seguido do médio norte (91%), sudeste (87%), centro-sul (81%) e oeste (75%).
Segundo o Imea, os produtores do estado devem concluir a colheita até meados da primeira quinzena de setembro, quando encerra o vazio sanitário para a cultura da soja.
Ao avaliar o desempenho da produtividade nas lavouras, o instituto aponta que o sudeste do estado a média tem alcançado cerca de 3,6 kg/ha, enquanto na região médio-norte e o oeste, ambas com 3,5 kg/ha.
Exportação
De acordo com o Imea, em julho Mato Grosso exportou 12.314 mil toneladas de algodão em julho. Cinco maiores compradores pertencem ao continente asiático, com um total importado de 81% do total exportado.

No ranking dos países compradores da pluma de Mato Grosso a liderança é da China, maior importador mundial da pluma, com 3.325 mil toneladas, correspondendo a 27% do total. Em seguida, a Malásia comprou 2.114 mil toneladas, sendo 17% do total. Em terceiro lugar está a Indonésia, com 1.973 mil toneladas, representando 16% do total, aponta o instituto.

A Coreia do Sul e a Tailândia participaram com 13% e 8% das exportações mato-grossenses, respectivamente. A receita gerada pelas exportações em julho somou US$ 22,15 milhões, e tende a aumentar com a evolução da colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário