MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Comerciante colhe mandioca de 3 metros no quintal de casa em Cuiabá


São necessárias três pessoas para carregar raiz de 15 quilos.
Comerciante conta que segredo é adubo, água e muito cuidado.

Do G1 MT

Mandioca de 15 kg e três metros foi colhida no quintal de casa (Foto: Reprodução/TVCA)Mandioca de 15 kg e três metros foi colhida no quintal de casa (Foto: Reprodução/TVCA)
O comerciante Adão Aquino, morador do bairro Jardim Industriário 1, em Cuiabá, decidiu colher os pés de mandioca que planta no quintal de casa e teve uma surpresa: uma das raízes mediu 2 metros e 70 centímetros, e pesa 15 quilos no total. São necessárias três pessoas para segurá-la por inteiro. A mandioca foi colhida no domingo (5).
O senhor de 55 anos, natural do Paraná, contou ao G1 que há mais de 20 anos mora em Cuiabá e cultiva uma horta em casa, além de mudas de mandioca. Ele relatou que quando saiu de Londrina (PR), em 1984, o prefeito da cidade incentivou o plantio de hortaliças nos terrenos baldios. “Desde então eu faço isso. Acordo todos os dias as 4h30 para caminhar e cuidar da minha horta”, ressaltou Aquino ao destacar ainda que quase ninguém acata sua ideia.
Além de Adão Aquino, mais dois cunhados colaboram na pequena produção. “Um dos meus cunhados planta abóboras e o outro começou a criar pintinhos, galinhas. Nós não conseguimos consumir tudo que plantamos”, disse o comerciante. Segundo ele, o destino da mandioca 'gigante' ainda é incerto, no entanto, um amigo já pediu a raiz para fazer salgados para sua lanchonete.
Incomum
Segundo o engenheiro agrônomo Almir de Souza Ferro que é especialista em cultivo da mandioca da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), colher uma mandioca de quase 3 metros não é uma situação comum. Ele explicou que normalmente um pé de mandioca tem a raiz de 25 a 30 centímetros e pesa cerca de 1,5 quilo.
O especialista disse ainda que pode haver duas hipóteses. Uma delas é que a variedade do pé de mandioca do Adão Aquino pode ser da região Nordeste do país, de origem silvestre. Nessas variedades crescem bastante a raiz e o corpo da planta.
Outra hipótese dada pelo engenheiro agrônomo é a mesma defendida por Adão Aquino. Para ele o pé de mandioca foi plantado isoladamente, perto de uma região de muita água, lixo orgânico que pode ter nutrido a raiz, já que a mandioca é considerado um cultivo esgotante do solo, ou seja, consome todos os nutrientes da terra. “Minha receita para fazer o solo produzir é esterco, água e muito cuidado. Algumas pessoas não acreditam quando veem minha horta, não acham que pode dar certo”, disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário