MEDIÇÃO DE TERRA

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domingo, 12 de agosto de 2012

Comércio de Cuiabá deve faturar 10% a mais neste dia dos pais


Segundo CDL, promoções e campanhas têm atraído mais consumidores.
Empresas falam em alta de até 50% na comparação com outros meses.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
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Dia dos pais movimenta vendas em Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)Dia dos pais movimenta vendas em Cuiabá
(Foto: Reprodução/TVCA)
Comerciantes de Cuiabá estão otimistas com as vendas para o dia dos pais. A previsão do segmento é que o volume de negócios cresça 10% quando comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital (CDL).
Em alguns setores, como o de eletrônicos, perfumaria, confecções, o percentual pode ser maior, explica o diretor da entidade, Nelson Soares. "Esperamos o crescimento em 10% e isso representa uma alta real, descontando a inflação de 5% a 6%. O comércio está preparado para a data e teremos um crescimento diferenciado no segmento direcionado aos pais, seja na área de tablets, celulares, confecções, perfumaria", descreveu o dirigente.
Os negócios fechados neste período perdem apenas para o natal, o dia das mães e dos namorados. Nas ruas da capital, o sábado foi de movimento nas lojas. Quem deixou para a última hora precisou correr em busca do melhor presente. Para atrair um maior número de clientes, empresários apostaram em preços diferenciados. A iniciativa chamou a atenção.
"Os preços estão bons e tem muita variedade. Presente sempre é bom", contou a vendedora Rosi Rego, enquanto escolhia um presente para esposo.
Na comparação com os outros meses do ano, o dia dos pais pode ser responsável pelo acréscimo de até 50% nas vendas, como acredita a gerente Mariana dos Santos Freire. "A expectativa em relação ao mesmo período do ano passado é de pelo menos 30% [maior a venda]. Mas frente os meses comuns, de até 50%", contou.
A mudança no chamado perfil da inadimplência também mudou e pode ajudar as empresas também a consolidarem seus negócios, explica Nelson Soares, diretor da CDL. “O endividamento do cidadão brasileiro que está nos preocupando é aquele de médio e longo prazo e de prestações de alto valor, muitas vezes acima dos 30% do orçamento da família”, pontuou.
Para o representante da CDL, a inadimplência ocasionada pelas compras de menor valor e em até 4 prestações não é preocupação. "As prestações ou financiamentos feitos em curto prazos têm havido uma administração melhor por parte dos consumidores", apontou.

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