MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Concurso valoriza descendentes de quilombolas em Pimenteiras, RO


O evento é único no estado a valorizar a cultura negra.
A 4ª edição será em dezembro, aniversário do município.

Flávio Godoi Do G1 RO

Juliana, Paloma e Juliene, vencedoras do concurso em 2011 (Foto: Washington KuipersDivulgação)Juliana, Paloma e Juliene, vencedoras do concurso
em 2011 (Foto: Washington KuipersDivulgação)
Mesmo já tendo passado quase um ano da realização da terceira edição do concurso Miss Beleza Negra, em Pimenteiras do Oeste, RO, as três beldades juvenis eleitas ainda colhem os frutos da fama. Na escola onde estudam Paloma Ramos, 16 anos, e as irmãs gêmeas, Juliene e Juliana Bispo, de 15 anos, são reconhecidas e admiradas, afinal, elas são as atuais representantes de um concurso que em Rondônia só acontece em Pimenteiras do Oeste.
Juliane, terceira colocada no concurso relembra que o incentivo dos familiares fez com que ela perdesse a timidez e encarasse a passarela. “Eu tinha vergonha, mas todos falavam que eu tinha chance de ganhar, principalmente minha irmã, e minha cunhada que havia vencido a segunda edição do evento em 2009”, conta.
Ao contrário de Juliane, a desinibição de sua irmã gêmea, Juliana, sempre a fez querer participar de concursos do gênero. “Já fui eleita Garota Estudantil e sempre estou envolvida de atividades que envolvam as passarelas”, revela.
A experiência da Juliana pode ter sido o fator que deu a ela o primeiro lugar na disputa. “Estava tão tranquila e segura que deixei para me organizar no dia do concurso. Arrumei o vestido, fiz o cabelo e já estava pronta”, admite.
Já ouvi que minha cor é feia e isso me deixava em dúvidas quanto ao conceito do que é ser bonita. Agora sei que ser negra é muito mais além da cor da pele"
Paloma Ramos, Miss Simpatia
Para Paloma, eleita Miss Simpatia no evento, o título quebrou preconceito que ela mesma tinha de si. “Já ouvi que minha cor é feia e isso me deixava em dúvidas quanto ao conceito do que é ser bonita. Agora sei que ser negra é muito mais além da cor da pele”, reflete.
Além dos títulos de Miss Beleza Negra, Miss Simpatia e Miss Elegância, as vencedoras ainda recebem uma premiação em dinheiro arrecado pelos patrocinadores que em geral, envolve mais da metade da população de quase 2,5 mil habitantes.
Origem do concurso
Criado por Izabel Mendes, presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste em 2007, o Miss Beleza Negra, de acordo com Izabel, tem o objetivo de resgatar o orgulho da cultura negra nos próprios remanescentes do município. “Muitos têm vergonha de serem negros e se deixam levar pelo preconceito. Esse concurso reafirma a identidade dos afrodescendentes”, comenta.
Para este ano, o concurso pretende realizar a primeira edição com intervalo de um ano da anterior. “A primeira foi em 2007, a segunda dois anos depois, em 2009 e a terceira em 2011. Agora vamos fazer em 2012 também e esperamos que a tradição se mantenha”, estima Izabel.
Outra novidade é que neste ano, ao invés de novembro, o evento deve acontecer em dezembro, entrando para a programação das atividades de celebração do aniversário do município que completa 17 anos de fundação o dia 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário