MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conflito entre indígenas paiter suruí e madeireiros se agrava em Cacoal, RO


Tratores, caminhões, motocicletas e armas dos madeireiros foram queimados.
Líder Almir Suruí está sendo escoltado pela Força Nacional.

Do G1 RO

O conflito entre indígenas da etnia paiter suruí e madeireiros da região de Cacoal, Rondônia, agravou-se na madrugada desta quarta-feira (1). Tratores, caminhões, motocicletas e armas de fogo dos madeireiros foram incendiados no território indígena Sete de Setembro e os empresários acusam a comunidade indígena como responsável pela ação.
Na manhã desta quarta-feira (1), Almir Suruí,líder do povo paiter suruí, esteve nas sedes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), em Ji-Paraná, a 105 quilômetros de Cacoal, para entregar uma carta e informar sobre a situação do conflito. Em todo o percurso, o líder indígena foi escoltado pela Força Nacional, para garantir sua segurança.
Segundo Almir Suruí, o incêndio não foi causado pelo povo indígena. De acordo com a carta, Suruí pede, com urgência, proteção ao seu povo e a retirada dos madeireiros do território.
Os indígenas afirmam que ameaças foram feitas e há possibilidade de um conflito maior caso a situação não seja controlada.

Os madeireiros, segundo Almir Suruí, invadiram há três meses o território indígena dos paiter suruí e ameaçaram cerca de 1,3 mil índios.
A aldeia localizada em Cacoal possui uma área de 248 mil hectares e mais de 150 mil já é de proteção integral há seis anos, nenhuma árvore pode ser derrubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário