MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Criadores sergipanos vão emitir Guia de Trânsito Animal pela internet


E-GTA vai permitir que o produtor edocumento pela internet.
Forma tradicional de emissão de GTA é mantida como opção.

Do G1 SE

Aumenta número de vendas de gado da raça nelore em Vilhena. (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Aumenta número de vendas de gado da raça nelore
(Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Os criadores de animais sergipanos vão ganhar uma nova ferramenta que traga mais tranqüilidade na hora de emitir o seu Guia de Trânsito Animal (GTA), é que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para que Sergipe inicie a emissão da guia eletronicamente pela rede mundial de computadores.
O e-GTA vai permitir que o produtor emita sua GTA pela internet direto de sua propriedade a um valor ainda a ser estipulado pela Emdagro e garantir que esse guia seja consultado em todo o território nacional, conferindo-lhe assim maior confiabilidade e transparência. A novidade faz parte da Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta a cada Estado a adotar o formato eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA) na forma do modelo e-GTA, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro.
“O sistema adotado traduz a necessidade de intensificar o processo de modernização e melhoria no atendimento daqueles que compõe a cadeia produtiva dos produtos de origem animal em Sergipe”, destacou a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, que ressalta ainda a facilidade com que não só os criadores, como também os profissionais de fiscalização terão no momento de uma abordagem a uma carga de verificaram a veracidade daquele Guia emitido. “Para tanto, estão sendo adquiridos Tablets com acesso à internet os quais ajudarão na consulta instantaneamente”, frisou.
Ainda de acordo a diretora, o fato de poderem emitir as GTA´s pela internet não impede que a forma tradicional seja usada. “Atualmente, apenas o município de Lagarto está apto a proceder com a emissão das guias via on-line e, por isso, o sistema será usado concomitantemente com o modelo anteriormente utilizado, mas, em um curto espaço de tempo todo o Estado de Sergipe estará com o sistema disponível”, garante Salete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário