MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crianças vítimas de botulismo no interior de SP seguem na UTI


Pais das crianças se recuperam bem, mas ainda precisam de cuidados.
Família teria se contaminado com a doença ao consumir mortadela.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

As crianças de 9 e 12 anos vítimas de botulismo em Santa Fé do Sul (SP), ainda seguem internadas em estado grave na UTI da Santa Casa da cidade nestasegunda-feira (20) e respiram com ajuda de aparelhos. Os pais se recuperam bem, saíam da UTI, mas ainda precisam de cuidados. Os quatro foram internados neste domingo (19), após passarem mal. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio do consumo de mortadela contaminada.
O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar causada por uma bactéria presente em alimentos contaminados e mal conservados. Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar. À medida que a intoxicação evolui, se manifesta na dificuldade para engolir, falar e de locomoção. Nos casos mais graves, há paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.
A família deu entrada na Santa Casa após apresentar vômito e diarréia. Depois de algumas horas, o estado de saúde piorou. "Durante algumas horas, houve piora do caso e uma evolução estranha. O médico plantonista percebeu, durante a madrugada, que estava havendo comprometimento no sistema nervoso e os pacientes foram encaminhadas para a UTI. O menino, de 9 anos, apresentou comprometimento neorológico, ou seja, ele teve visão dupla e não movimentava os olhos corretamente. Ele teve uma parada respiratória e foi colocado na ventilação mecânica", explicou o médico José Maria Ferreira dos Santos.
A criança de 12 anos também apresentou piora e foi colocada na ventilação mecânica. "O pai e a mãe apresentavam letargia, diminuição de reflexos, muito vômito e diarreia. Com as medidas do hospital, eles ficaram estáveis e fomos atrás do soro", afirmou.
Como os pacientes corriam risco de morrer,  os médicos da Santa Casa solicitaram o soro que combate o botulismo. Foi necessário mobilizar o grupamento aéreo da Polícia Militar de São Paulo para trazer o remédio da capital já que de ambulância o deslocamento poderia demorar cerca de 10 horas. Santa Fé do Sul fica a 626 quilômetros da capital.
Os policiais militares embarcaram no Campo de Marte e seguiram a Santa Fé do Sul. A operação durou duas horas e garantiu a vida da família. “O grande fator de limitação para esta missão era o tempo. O medicamento precisava chegar rápido para salvar a família”, diz o capitão Gomes, da Polícia Militar.
Cuidados com alimentos
O botulismo é uma doença que ataca o sistema nervoso e pode provocar a morte. Uma bactéria é responsável pela contaminação presente em alimentos principalmente mal conservados. “Normalmente o que se ouve falar é que ela é mais comum no palmito clandestino. Mas existe em qualquer forma de alimento, desde que a bactéria botulínica esteja presente”, diz o médico.
Para se prevenir, é preciso evitar conservas vegetais caseiras e de origem clandestina, como o palmito. É importante ficar em alerta também para conservas de carnes, embutidos e peixes. Se forem mal cozidos e guardados fora da geladeira, podem ser meio de proliferação das bactérias.
Não comprar alimentos em latas estufadas, amassadas ou conservas sem o lacre também é importante. Cozinhar o alimento em conserva antes de consumir também ajuda a matar a bactéria que causa o botulismo. A toxina não tem cheiro nem cor, por isso, muitas vezes o alimento não apresenta sinais de contaminação.
A mortadela foi recolhida pela Vigilância Sanitária e deve passar por análise no Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.
Vítimas estão internadas na Santa Casa da cidade (Foto: Reprodução / TV Tem)Vítimas estão internadas na Santa Casa da cidade (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário