MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crise na Europa não diminui número de turistas estrangeiros em São Luís


Em algumas pousadas do Centro Histórico a ocupação é de 100%.
Aeroporto e interdição de praias são maiores decepções para visitantes.


O verão na Europa é época de muitos turistas em São Luís. Nem mesmo a crise econômica que tem atingido os países europeus tem afastado quem vem conhecer as belezas da capital maranhense. Em algumas pousadas do Centro Histórico a ocupação é de 100%.
Em São Luís, o período não é de férias, mas a presença dos turistas é cada vez mais notada pelas ruas do Centro Histórico. Eles aproveitam as férias de verão na Europa para viajar pelo mundo e a capital maranhense tem sido o destino de muitos deles. Uma preferência que está no perfil de quem gosta de conhecer cidades históricas, principalmente, as tombadas pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Ao chegar à São Luís, no entanto, nem tudo é elogio. A guia turística Zildenice Barros conta que logo no primeiro momento, os turistas demonstram um grande estranhamento com o aeroporto. Em seguida, se decepcionam com a sujeira das praias. “Eles chegam na cidade, uma cidade histórica, que tem uma área de praias muito bonita e quando nós fazemos o passeio mostrando esse panorama, que é uma das mais belas paisagens do nordeste, e avisamos que as praias estão interditadas é uma grande tristeza e decepção pra eles”, conta a guia.
Já quem não tem do que reclamar são os donos das pousadas e hospedarias no Centro Histórico. Algumas estão com todos os apartamentos ocupados e, até o fim do mês de agosto, já não há vagas para reservas. Segundo o gerente Fábio Golignac, a procura já foi maior em anos anteriores, mas a situação atual ainda se mantém satisfatória. “Neste período de agosto podemos dizer que 80% dos nossos clientes são estrangeiros. O que eles buscam é a característica da história, da colonização, etc. Com a divulgação destes problemas pelos quais São Luís vem passando, tem diminuído a procura por este destino”, conta Fábio.
A crise financeira na Europa, que preocupa a rede hoteleira na cidade, parece não ter mudado o hábito dos estrangeiros que gostam de viajar. Por outro lado, os hotéis que ficam mais afastados do Centro Histórico e bem pertinho das praias não estão tendo a movimentação esperada. Segundo associações do setor, no primeiro semestre deste ano, o número de turistas diminuiu 12% em relação ao ano passado e, em agosto, o índice de queda também se manteve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário