MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

DF tem 13,5 mil na fila por tomografia e ressonância, diz Defensoria Pública


Saúde diz que nenhum paciente em estado grave deixou de ser atendido.
Rede pública tem uma ressonância, 12 tomógrafos e convênio com hospitais.

Do G1 DF

Dados da Defensoria Pública do Distrito Federal apontam que mais de 10 mil pessoas aguardam na fila para fazer ressonância magnética pela rede pública de saúde. O exame custa entre R$ 600 e R$ 800. No caso de tomografias, há cerca de 3,5 mil pacientes à espera do exame. O levantamento é da semana passada.
A Secretaria de Saúde disse não ter dados unificados sobre o número de pessoas que aguardam ressonância ou tomografia, mas afirmou que ninguém em estado grave deixou de ser atendido.
A pasta tem um aparelho de ressonância magnética no Hospital de Base e convênios com o Hospital Universitário de Brasília e Instituto de Cardiologia e prevê a compra de mais três equipamentos. A rede conta ainda com 12 tomógrafos.
De acordo com o defensor público Ramiro Santana, o problema de fato só acontece nos casos eletivos – quando o paciente não está internado nem corre risco de morrer. Ele disse que o órgão vem tentando resolver administrativamente o problema junto à secretaria, embora nos últimos três meses tenham sido ajuizadas 21 ações.
“Parece pouco, mas uma delas foi a favor de dez mulheres. Tinha tanto gente esperando há cinco meses quanto há um ano e meio pelo exame”, disse. “A secretaria tem planejamento para ampliar significativamente o número de máquinas e equipe, mas o problema existe há mais de ano e já deveria ter sido enfrentado. Fora que a gente precisa de uma solução em curto prazo, para quem está doente e precisa de diagnóstico agora. Sem o diagnóstico, tudo trava.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário