MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dilma anunciará investimentos em infraestrutura, diz Coutinho


Anúncio será feito 'nas próximas semanas', afirmou presidente do BNDES.
Ele adiantou que um 'grande esforço será feito'.

Fabíola Glenia Do G1, em São Paulo

Coutinho falou em palestra de abertura do 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (6), em São Paulo (Foto: Fabíola Glenia/G1)Coutinho falou em palestra de abertura do 11º
Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta
segunda-feira (6), em São Paulo
(Foto: Fabíola Glenia/G1)
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou nesta segunda-feira (6) que a presidente Dilma Rousseff anunciará, nas próximas semanas, investimentos em logística e infraestrutura.
Ele adiantou que um “grande esforço que será feito, que será anunciado nas próximas semanas, de investimentos em logística (...) que será de importância capital para alavancar ainda mais o potencial do agronegócio e do país”.

O presidente do BNDES afirmou que o governo “tem se esforçado e continuará firme na promoção do investimento, especialmente no investimento em infraestrutura”.
PetrobrasAo comentar o resultado da Petrobras, que teve prejuízo de R$ 1,346 bilhão no segundo trimestre deste ano, segundo balanço divulgado pela empresa na nesta sexta-feira (3), Coutinho disse que houve um efeito muito importante da depreciação da taxa de câmbio.

“A depreciação do real, que é boa em geral para a indústria brasileira, no caso da Petrobras, como 70%, mais ou menos, da dívida da empresa é em moeda estrangeira, e é normal, porque o setor de petróleo é um setor dolarizado, afetou um pouco os números”, disse.

Para ele, os resultados dos próximos trimestres devem vir “satisfatórios”, o prejuízo divulgado na sexta-feira não vai afetar os créditos do BNDES. “A Petrobras é uma empresa saudável, equilibrada, não vai ser o resultado de um trimestre que vai inviabilizar o programa de investimentos e o suporte do BNDES”, comentou.

AgronegócioCoutinho disse, ainda, que o agronegócio brasileiro tem sido um grande esteio do crescimento do país. Ele falou durante palestra de abertura do 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (6), em São Paulo.
Segundo ele, ainda há muitas oportunidades de crescimento, como uma demanda interna em expansão, consumo mundial de grãos e proteínas em alta, preços em níveis elevados no mercado internacional e expansão do uso de biocombustíveis.

Os vetores que vão garantir o desenvolvimento do agronegócio brasileiro passam por mais pesquisa e qualificação, mais inovação e tecnologia, mais sustentabilidade no uso da terra e mais eficiência e produtividade, defendeu Coutinho durante palestra.

Para ele, o Brasil ainda precisa reforçar três grandes elos. “Precisamos olhar a aquicultura como um grande negócio, uma oportunidade a ser capturada. O etanol de terceira geração, temos feito esforço muito grande, financiando cerca de R$ 3 bilhões em pesquisas avançadas, precisamos saltar para a liderança. Outro elo que precisa ser reforçado é a cadeia láctea, precisamos melhorar produtividade, é uma cadeia vulnerável”, disse.

Valor agregadoAo ser questionado sobre o fato de o país ainda exportar muito produto in natura, Coutinho disse que “o Brasil deve ambicionar agregar valor ao longo da cadeia produtiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário