MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Eletrosul terá primeira usina solar instalada em prédio público do Brasil


Implantação do projeto Megawatt Solar está orçado em R$ 8,1 milhões.
Placas ficarão na cobertura do prédio e estacionamentos da sede na capital.

Do G1 SC

Eletrosul assina contrato para a 1ª usina solar em prédio público do Brasil (Foto: Divulgação/Eletrosul)Eletrosul assina contrato para a 1ª usina solar em prédio público do Brasil (Foto: Divulgação/Eletrosul)
Na manhã desta sexta-feira (24), a diretoria executiva da Eletrosul assinou o contrato e ordem de serviço com o Consórcio Efacec Megawatt Solar para implantação da primeira usina solar instalada em um prédio público no Brasil. A usina fotovoltaica de um megawatt-pico (MWp) será instalada na sede da estatal, em Florianópolis, e tem um prazo de instalação previsto de oito meses.
O projeto Megawatt Solar está orçado em R$ 8,1 milhões. “A Eletrosul tem investido fortemente na expansão de fontes alternativas limpas, acompanhando as diretrizes do país pela diversificação e complementaridade da matriz energética. Já se consolidou como maior estatal eólica e, agora, avança para se tornar referência em energia solar com a concretização de mais esse projeto”, afirmou o presidente da estatal, Eurides Mescolotto.
A usina da Eletrosul servirá de base para estudos que viabilizem a nacionalização da tecnologia empregada, além de orientar a regulamentação da conexão e da forma de comercialização da energia solar no país. O projeto segue o modelo BIPV (sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação), prevê a instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura do prédio e dos estacionamentos da sede da Eletrosul, em Florianópolis, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados.
A produção da usina, em média, 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano, equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências. Essa energia será conectada à rede elétrica local e comercializada a consumidores livres, por meio de leilões. A compra dessa energia deverá ser associada a um Selo Solar, desenvolvido pelo Instituto Ideal em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que serve como espécie de atestado do comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável.
O projeto conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal), da Universidade Federal de Santa Catarina e da Agência de Cooperação Internacional do Governo Alemão – GIZ. “Este será um projeto de grande visibilidade. A incorporação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos no Brasil pode se tornar um modelo latino-americano”, afirmou o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, lembrando que a iniciativa da Eletrosul será a base para avançar em um projeto maior: o América do Sol. “Queremos solarizar este continente”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário