MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em Altamira, mulheres passam por curso de processamento de pescado


Programa Mulheres Mil qualifica para o mercado de trabalho.
Mulheres em situação de vulnerabilidade social fazem curso.

Do G1 PA

O tucunaré, peixe típico encontrado no rio Xingu, em Altamira, no sudoeste do Pará, foi transformado em carne de sanduíche e quibe. A iguaria culinária foi feita pelas alunas do curso de processamento de pescado e derivados do programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação (Mec), durante o I Torneio de Pesca do Tucunaré na cidade.
No torneio, realizado no último final de semana (18 e 19), contou com a participação de mais de 41 equipes. Parte do pescado capturado foi preparado pelas alunas do programa Mulheres Mil e distribuído para quem estava presente na orla de Altamira.
Mais de 10 mil brasileiras já são atendidas pelo programa Mulheres Mil. O diferencial do programa é trabalhar a questão de gênero, aliada à profissionalização e à elevação de escolaridade. Presente em todo o país, o Mulheres Mil é uma política pública já executada em 112 campus de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
No Pará, o programa nacional é promovido em Altamira pelo IFPA. Segundo a gestora do programa, Jacirene Queiroz, o objetivo é qualificar mulheres para o mercado de trabalho, com noções de empreendedorismo focado para a região, dando oportunidade para essas mulheres serem donas de seu próprio negócio.
A meta do programa é promover, até 2014, a emancipação social, econômica e educacional de 100 mil brasileiras. Para este ano, o Ministério da Educação prevê a abertura de pelo menos 20 mil novas vagas para atender brasileiras em situação de vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário