MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Em GO, área plantada com soja deve registrar expressivo aumento


A maior expansão deve ocorrer no sudoeste do estado.
Novidade é que a plantação deve ocupar também pastagens degradadas.

Do Globo Rural

Os técnicos do IBGE em Goiás dizem que soja pode ter um crescimento de 10% nas lavouras do estado na próxima safra. Além de avançar sobre as áreas de milho, a cultura deve ocupar 120 mil hectares de pastagens.
Em Paraúna, no sudoeste goiano, o crescimento da soja vai ser feito principalmente em cima de terras arrendadas. O produtor Fernando Ferro, por exemplo, está terminando o preparo de 250 hectares de pastagens que ele arrendou de um pecuarista e vai pagar o aluguel da terra em sacas de soja. No primeiro ano, o arrendamento vai custar 10 sacas de soja por hectare. No quarto ano, 12 sacas.
Até nas terras mais fracas, o capim está dando lugar para a soja. Em uma fazenda onde o solo é bastante arenoso, o produtor vai pagar um pouco menos: cinco sacas de soja por hectare no primeiro ano e vai ter um prazo maior para explorar a área, sete anos.
A fazenda está com a pastagem degradada, com o cultivo da soja na área durante sete anos, dá para recuperar a fertilidade do solo e fazer um novo plantio de capim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário