MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Embrapa aponta potencial para plantio de eucalipto em Rondônia


Testes iniciais foram realizados nos municípios de Porto Velho e Vilhena.
Em 12 meses houve uma aceleração da altura média da espécie.

Do G1 RO

Plantio de eucalipto em Porto Velho. (Foto: Renata Silva/Divulgação)Plantio de eucalipto em Porto Velho.
(Foto: Renata Silva/Divulgação)
Pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa) apontam elevado potencial do estado no cultivo da eucaliptocultura. Testes iniciais foram realizados pelo Núcleo de Produção Florestal nos campos dos municípios de Porto Velho e Vilhena. São necessários seis anos para o final da cultura. Em 12 meses houve uma aceleração da altura média das espécies assistidas.
“Considerando-se que o plantio recebeu somente uma adubação, os números podem ser considerados muito bons”, afirma o pesquisador da Embrapa, Henrique Nery.
As plantas que não receberam adubo, por exemplo, apresentaram altura média inferior à
metade da altura das espécies adubadas. “O produtor que pretende colher
bons rendimentos com a eucaliptocultura, deve investir em fertilização,
como faria com uma cultura agrícola convencional”, afirma Henrique.
A região do município de Vilhena apresenta áreas favoráveis ao reflorestamento de eucaliptos para uso múltiplo, como energia, postes para eletrificação, madeira para serraria, entre outros. “Plantios comerciais de eucaliptos nesta região apresentam rendimento médio acima de 40 metros cúbicos por hectare ao ano. Porém estes rendimentos podem aumentar com a escolha adequada de espécies e o manejo do reflorestamento”, afirma o pesquisador da Embrapa, Abadio Vieira.
Cerca de 40% do total da extensão territorial de Rondônia corresponde a unidades de conservação e reservas indígenas. Por esse motivo o governo de Rondônia busca meios para a sustentação da atividade madeireira como a implantação de um programa de plantio de florestas. No futuro, o estado poderá vir a receber uma fabrica de celulose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário