MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Enquanto MT não tem mais espaço para estocar milho, PI sofre escassez


Armazéns em Mato Grosso estão sem espaço para estocar safrinha recorde.
Em Piauí, o problema é falta de transporte para levar o milho até a região.

Do Globo Rural

Na propriedade de Carlos Simon, que fica em Lucas do Rio Verde, a colheita do milho safrinha já terminou. Carlos já comercializou parte do grão colhido, mas o problema é com a entrega. Falta espaço nos armazéns.
Nos últimos anos, esse problema tem sido frequente em Mato Grosso. Desta vez a situação ficou mais complicada por causa da safrinha recorde. Será colhido aproximadamente  13 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 74% em relação a 2011.
Escassez em Piauí
Os estoques do grão do governo estão quase vazios. O agricultor Jerônimo Pacheco, que sofreu com as perdas na safra por conta da seca, tentou adquirir milho para alimentar os animais da propriedade no armazém da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, em Teresina, mas encontrou o lugar quase vazio.
Existem apenas 800 toneladas de milho que seriam suficientes para abastecer apenas 260 dos 8 mil agricultores cadastrados. Na unidade de Teresina restam apenas 136 toneladas de milho, o que corresponde a 2,2 mil sacas do produto.
De acordo com o superintendente da CONAB, o estado não está recebendo a quantidade de milho que necessita. “Essa questão do abastecimento do milho na CONAB vem justamente em decorrência do escoamento da safra dos principais estados produtores do Centro-Oeste e Sudeste. Eles estão escoando esse produto para os portos e diminuindo a quantidade da oferta de caminhões para o Nordeste, onde muitas vezes não existe até retorno”, diz Alisson Pêgo, superintendente da CONAB no Piauí.
A superintendência da CONAB em Brasília disse que parte das sete mil toneladas de milho compradas em Mato Grosso já começaram a chegar ao Piauí. A Conab deve contratar outras nove mil toneladas até o fim do agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário