MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estudantes ocupam reitoria da Ufes e impedem entrada de servidores



Manifestantes reivindicam moradia e auxílio moradia na universidade.
Segundo Ufes, sistema que dependia da internet já estava quase normal.

Juirana Nobres Do G1 ES

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ocuparam o prédio da reitoria e impediram a entrada e saída dos servidores, na manhã desta segunda-feira (27). De acordo com o representante do grupo, o reitor faltou a uma reunião marcada para as 10h com os estudantes que discutiria questões como auxílio moradia, ampliação da creche universitária e o pagamento do retroativo das bolsas. Já a administração da Ufes informou que nenhuma reunião estava agendada para tratar desse assunto.
O universitário Rodrigo Tavares, estudante de ciências sociais, disse ao G1 que a reunião foi marcada informalmente, mas o compromisso existia. “Desde sexta-feira estamos conversando e combinamos de sentar para dialogar melhor nesta manhã. Quando chegamos aqui fomos impedidos de subir e por esta razão decidimos não permitir que ninguém tivesse acesso, assim como nós”, explicou Tavares.
O estudante contou que por volta de 10h50, ele e mais 11 estudantes agiram pacificamente, sem agredir ninguém e de maneira silenciosa. De acordo com a administração da Ufes, na última semana os mesmos estudantes invadiram o prédio do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da instituição e desligaram equipamentos, o que provocou a suspensão de todos os serviços que dependiam da internet. Já segundo o comando dos estudantes, o grupo não tem acesso aos equipamentos do prédio e a falta de internet não foi ocasionada pela ação dos alunos.
Segundo a Ufes, a Polícia Federal foi ao Núcleo de Processamento de Dados no sábado (25) e realizou uma perícia. Nesta segunda-feira, o sistema que dependia da internet já estava quase 100% normal. Os servidores do núcleo fizeram a ligação da rede acadêmica e alguns serviços voltaram a funcionar no domingo (26), como no campi de Alegre e São Matesu, no Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes (Hucam), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Serviços de matrícula e rematrícula, acesso ao histórico do aluno, recebimento e empréstimo de livros ainda não estão funcionando no campus de Goiabeiras, em Vitória.
De acordo com o Rodrigo Tavares, por volta de 11h40, a vice-reitora aceitou dialogar com os estudantes no Núcleo de Treinamento dos Servidores (NTS).
Ufes (Foto: Arquivo/A Gazeta)Ufes (Foto: Arquivo/A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário