MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Excesso de chuva interfere na qualidade do café colhido em MG


Colheita da cultura está em fase final no sul de Minas Gerais.
Estado é responsável por 52% da produção do grão do Brasil.

Do Globo Rural
A colheita do café está no fim no sul de Minas Gerais. A produção está dentro do esperado, mas o excesso de chuva acabou interferindo na qualidade do grão. Esse é um ano de safra alta. A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, estimou uma produção de 50 milhões de sacas de café. Desse total, 52% saem das lavouras de Minas Gerais. A qualidade do grão preocupa os agricultores do estado.
Na época de final de colheita, em que cerca de 80% a 90% dos frutos não estão mais nos pés, os produtores perceberam que a safra não rendeu tanto quanto o esperado. O excesso de chuva causou prejuízos justamente quando os melhores grãos seriam colhidos.
O diretor da Cooparaíso, Cooperativa dos Cafeicultores de São João do Paraíso, acredita que 40% dos grãos tenham caído no chão por causa da chuva e do vento. O índice representa o dobro da média. “Ano de safra alta, ano de saldar as dívidas e o produtor, mais uma vez, é prejudicado por essa intempere que tivemos na nossa região”, diz Rogério Araújo.
O agricultor José Carlos Pinto sabe que parte da colheita será vendida abaixo do valor esperado. “Teremos com certeza uma redução em torno de R$ 40 por saca”, calcula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário