MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fazendeiros recuperam gado que estava em área de conflito em MS


Policiais acompanharam a retirada de 1,5 mil animais.
Rebanho pertence a cinco pecuaristas.

Do Globo Rural
Os fazendeiros de Paranhos, em Mato Grosso do Sul, que tiveram as terras invadidas por índios há quase duas semanas conseguiram recuperar o gado que estava em uma área de conflito. Policiais federais e militares acompanharam a retirada de 1,5 mil animais que pertencem a cinco pecuaristas.

A fazenda de 440 hectares do criador Antônio Aparecido Malizan, que é dono de 80 cabeças, foi invadida no dia dez de agosto. A área fica no município de Paranhos. Durante a invasão houve conflito entre índios e fazendeiros. Um indígena está desaparecido. De acordo com a Funai, o índio se chama Eduardo Pires e tem 55 anos. A Polícia Federal continua as buscas na região.
Mais de 700 índios estão acampados em barracas de lona e debaixo de árvores. Alguns portam arco e a flecha, outros estão armados com facões e pedaços de pau. Os índios guardaram cartuchos deflagrados e mantém uma marca na árvore que teria sido feita por disparo de arma de grosso calibre.
Os índios guarany kaiwá, que não fizeram exigências para entregar o gado, dizem que só querem a demarcação das terras. Eles reivindicam uma área de mais de sete mil hectares onde estão 15 fazendas. Com base em estudos antropológicos, o governo federal homologou as terras indígenas em 2009, mas o decreto presidencial foi questionado na Justiça pelos fazendeiros. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal suspendeu parcialmente o decreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário