MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Festival do Folclore reúne diferentes culturas em Passo Fundo, no RS


O 11º Festival Internacional de Folclore do município acontece até dia 25.
Evento reúne 30 grupos de 11 países diferentes.

Do G1 RS

Grupos desfilaram no 11º Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo (Foto: Reprodução/RBS TV)Grupos desfilaram pelas ruas da cidade
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Até o próximo sábado (25), Passo Fundo viverá uma mistura de culturas. São pessoas que vieram da Bolívia, da Turquia, da Rússia e até da China para participar e prestigiar o 11º Festival Internacioinal de Folclore do município da região noroeste do Rio Grande do Sul. A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (17) e o primeiro final de semana foi de grande movimentação na cidade.
A última edição do festival aconteceu em 2008. Para marcar o retorno do evento à cidade, os moradores se reuniram no Circo de Cultura, no campus da Universidade de Passo Fundo, para assistir a desfiles e apresentações. A oportunidade de conhecer e conviver com novas culturas é um dos destaques. "A gente fala português, italiano, espanhol, uma mistura de tudo. Mas a gente consegue se entender", diz Antonella Basso, dançarina do grupo gaúcho.
O grupo que veio da Rússia está no Brasil pela primeira vez. E a diversidade que existe em solo brasileiro e gaúcho atraiu a atenção de Aydar Zubaidulin, diretor do grupo. "Nós gostamos do Brasil porque é um país grande, tem uma vasta história e culturas lindas", afirma.
Neste domingo (19), grupos da Argentina, do Chile, da China, do Mato Grosso, do Panamá, da Paraíba e da Turquia se apresentaram. À tarde, foi celebrada a Missa Folclórica, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com a participação de autoridades, participantes do evento e moradores de Passo Fundo. Uma exposição de fotos da história dos festivais também ficou aberta ao público no Museu Histórico Regional.
Na segunda-feira (20) é a vez de argentinos, bolivianos, chineses, costa-riquenhos, equatorianos, russos, capixabas e paraenses subirem ao palco para realizarem suas apresentações. À tarde, ocorrerá um desfile pelas ruas do centro da cidade. Oficinas gratuitas de conversação em diversas línguas também marcam a programação no início da semana.
Os ingressos para os espetáculos noturnos custam R$ 6, com exceção dos dias de abertura e encerramento, quando os valores são de R$ 12. Estudantes e pessoas maiores de 60 anos têm direito à meia-entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário