MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Furtos a veículos crescem 675% em Viracopos no 1º semestre deste ano


Casos subiram de 4 para 27 entre 2011 e 2012, segundo dados da SSP.
Furto de estepes de carros no estacionamento é a principal ocorrência.

Erick Julio Do G1 Campinas e Região

Desde janeiro deste ano, casos de furtos cresceram 675% em relação a 2011 (Foto: Erick Julio/G1)Desde janeiro, casos de furtos cresceram 675%
em relação a 2011 (Foto: Erick Julio/G1)
O número de furtos a veículos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cresceu 675% no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Entre janeiro e junho de 2011 foram registradas quatro ocorrências contra 27 nos seis primeiros meses de 2012.
Os principais casos são os de furtos de estepes. Nos quatro bolsões do estacionamento do aeroporto, que são terceirizados pela empresa Garage Inn, pelo menos um carro tem o estepe roubado por semana de acordo com um funcionário, que não quis se identificar.
Surpresa no retorno da viagem
O empresário de Campinas José Vinícius Araújo Fontenele, de 54 anos, foi um dos usuários de Viracopos que teve o estepe da caminhonete furtado. Ele conta que parou o veículo no bolsão B, às 8h, para fazer uma viagem de trabalho a Salvador (BA). Na volta, às 23h do mesmo dia, após pagar R$ 40 por um período de 20 horas, ele notou que a roda havia sido levada.
“Eu tenho o costume de sempre dar um check-up nos meus carros quando estaciono fora de casa para ver se tem alguma irregularidade, batida ou ralada. Ao olhar embaixo da carroceria da minha S-10, notei que o estepe tinha sido levado”, relata. Ao constatar o furto, o empresário foi até a delegacia da Polícia Civil do aeroporto para registrar o boletim de ocorrência. “Fui fazer o BO e lá encontrei outro cidadão que também tinha uma caminhonete que teve o estepe roubado”, disse Fontenele.
O outro cliente era o comerciante Marcos Alexandre Freire, de 36 anos, morador da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Ele estacionou o carro no bolsão B às 9h25 e, ao retornar às 23h15, percebeu que o estepe de seu veículo modelo Amarok tinha sido levado. "Fui para Fortaleza (CE) e quando voltei percebi o furto. Eu uso aeroportos com frequência, Guarulhos e Congonhas, mas Viracopos nunca mais”, desabafa.

O empresário José Vinícius Fontenele diz que procurou os responsáveis pela empresa para pedir o ressarcimento. “Não é só umas questão de valor e dinheiro e sim segurança. No dia do furto, uma funcionária disse que é normal que abram porta-malas e levem estepes, mas eu questionei como algo assim pode ser normal? Talvez pela pressa e pelo aborrecimento de não ser atendido, as pessoas não fazem essas reclamações e acabam pagando até R$ 2 mil por um estepe novo, mas alguém precisava abrir a boca e fazer alguma coisa”, criticou.
Empresário de Campinas José Fontenele teve o estepe da caminhonete roubado no bolsão B do estacionamento (Foto: Erick Julio/G1)Criminosos furtam estepes embaixo de carrocerias de caminhobnetes estacionadas (Foto: Erick Julio/G1)
Outro lado
Por meio de nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a preservação da ordem pública e o policiamento são de responsabilidade dos órgãos da segurança pública. De acordo com o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil, a segurança feita pelo órgão é operacional e patrimonial nas áreas do aeroporto e que, no estacionamento de veículos, rondas constantes são realizadas em todos os bolsões, em horários diferentes, a fim de coibir os infratores.

Em relação ao monitoriamento do estacionamento, a Infraero disse que está concluindo a instalação de 644 de câmeras de segurança, que vão abranger os bolsões. Já sobre o ressarcimento de usuários, a empresa informou que é responsabilidade da Garage Inn

Nenhum comentário:

Postar um comentário