MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gilberto Carvalho é vaiado por servidores em evento


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Brasília - Um dos interlocutores mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi recebido com vaias e teve o discurso interrompido várias vezes durante a abertura da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, nesta quarta em Brasília.

"Este é um governo que tem responsabilidade, este é um governo que o tempo todo dialogou e em nenhum momento foi dito que não haveria proposta para os trabalhadores. O que não faremos são atos de demagogia, que podem por em risco a economia do País", afirmou, no início do discurso, sob as vaias de um grupo de servidores.

"Lamento profundamente e espero que as centrais sindicais, com quem dialogamos e com quem temos uma relação tensa, mas cordata, chame a atenção desse setor que se nega ao diálogo."

Gilberto foi recebido com gritos de "pelego" e "traidor" por parte do público, que também entoou um coro de: "A greve continua / Dilma, a culpa é sua". Preocupado com o prolongamento da greve, o governo federal recorreu a um decreto para garantir a manutenção de serviços essenciais, como os prestados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal.

"A democracia se constrói na contradição e na audiência daquilo que inclusive não nos agrada. A democracia se faz com respeito, se faz com a capacidade de se manifestar e de ouvir. O governo da presidente Dilma não tem medo da manifestação nem do diálogo, e assim seguiremos até o final do nosso mandato em 2014", afirmou o ministro.

"Nesse momento de grande instabilidade internacional, crise na economia, temos de cuidar do emprego daqueles que não têm estabilidade, daqueles que a qualquer momento podem ser demitidos, essa é a nossa prioridade. Não nos negaremos ao diálogo com o funcionalismo público, seguiremos. Mas a prioridade é cuidar do conjunto do País e eu insisto no direito daqueles que historicamente foram marginalizados", disse.

Após o discurso, Carvalho foi cumprimentado pelas ministras Eleonora Menicucci (Mulheres), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), que também acompanharam a abertura.

Questionado por jornalistas após o evento sobre ter sido chamado de "traidor", Carvalho respondeu: "Faz parte da democracia (a manifestação). Tenho minha consciência, sei por quem eu luto e os servidores não me consideram traidor, estou muito tranquilo quanto a isso".

De acordo com o ministro, no momento em que a presidente Dilma "sentir segurança, será feita uma proposta" de reajuste. "Em nenhum momento as portas estiveram fechadas", afirmou.

Sindicalistas

O presidente da CUT, Vagner Freitas, lembrou em discurso o cenário de crise vivido por outros países. "Ainda ontem, na Itália, foi aprovado um pacote que inclui o corte de 10% dos salários dos funcionários públicos. Não tentem fazer isso no Brasil, nós não permitiremos", desafiou.

Freitas destacou que a "greve é um direito dos trabalhadores" e que elas ocorrem nos serviços públicos demonstrando que "esse modelo de gestão é arcaico e está falido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário