MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ibama flagra extração ilegal de madeira em parque indígena de MT


Durante operação, 11 pessoas foram detidas em flagrante, conforme Ibama.
Cerca de 800m³ de madeira e maquinários foram apreendidos no local.

Do G1 MT

Onze pessoas foram presas durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) para desarticular uma quadrilha de extração ilegal de madeira em uma área próxima ao Parque Nacional do Xingu, no extremo norte da cidade de Paranatinga, a 849 km de Cuiabá. Conforme os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) que estão no local, a exploração da área já teria adentrado as terras indígenas.
Ao G1, Evandro Selva, chefe do Ibama em Sinop, afirmou que os fiscais conseguiram flagrar os trabalhadores que faziam extração de madeira em uma área dentro do Parque do Xingu. “Recebemos uma denúncia de que a exploração ilegal de madeira teria adentrado a terra indígena. Uma equipe se deslocou para lá e flagrou 11 pessoas trabalhando no local”, detalhou.
Na área onde os suspeitos estavam, havia alguns barracos montados que serviam de abrigo durante a noite. “Três máquinas foram encontradas no local, além de materiais como motosserra e outros objetos. Agora, estamos estudando como fazer a retirada desses equipamentos de lá”, explicou.
Ainda segundo Selva, aproximadamente 800m³ de madeira foram apreendidos no local. E para que nem as máquinas nem as madeiras sumissem, os fiscais acabaram dormindo na área. “A equipe dormiu lá. Eles permaneceram no local porque normalmente ao passo que os fiscais se afastam, as vezes apenas por algumas horas, a quadrilha rouba os equipamentos”, pontuou.
As 11 pessoas detidas foram encaminhadas para a Polícia Civil. Elas prestaram depoimento ao delegado e depois foram liberadas. Evandro Selva afirmou que como não havia outros crimes além da exploração de madeira, os suspeitos devem responder em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário