MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

'Imperatriz' prepara recepção para Festa do Divino de 2013 em Rondônia


Alice,74 anos, recepciona comitiva de peregrinos desde 1983.
A festa percorre o Vale do Rio Guaporé celebrando o Espírito Santo.

Flávio Godoi Do G1 RO

Dona Alice já engorda frangos para a Festa do Divino do próximo ano (Foto: Flávio Godoi/G1)Dona Alice já engorda frangos para a Festa do Divino do próximo ano (Foto: Flávio Godoi/G1)
O município de Pimenteiras do Oeste, RO, deve ser a cidade anfitriã  da Festa do Divino em 2015. A última ocasião foi em 2008. Porém para dona Alice Serath, de 74 anos, mesmo o município não sendo o palco principal da comemoração a festa é comemorada em sua casa anualmente.
Integrante da Irmandade do Divino, que em Pimenteiras do Oeste possui mais de 100 membros, dona Aline oferece um café da manhã e um almoço para a romaria do Divino que passa pelo município seguindo o Rio Guaporé até a cidade escolhida como local da grande festa.
“A comitiva passa por Pimenteiras e já sabe que o ponto de descanso e recarga das energias é a minha casa”, conta. Localizada às margens do Rio Guaporé, a casa de dona Alice é um ponto estratégico para o desembarque dos peregrinos que só realizam o trajeto pelo rio.
A devoção de dona Alice vem de quase três décadas quando em 1983 foi eleita a primeira imperatriz da Festa do Divino no município que ainda era território pertencente a Cerejeiras.
“Fui a primeira imperatriz do município, mas nunca deixei de fazer as funções do cargo”, afirma. A imperatriz e o imperador possuem a tarefa de reger a festa cuidando dos detalhes para que os ritos sejam realizados como mandam a tradição.
No próximo ano, o local escolhido para celebrar a festa é a comunidade de Pedras Negras, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso. A comemoração, que acontece nos meses de abril e maio, já pode, no entanto, contar com o empenho de dona Alice que comprou recentemente pintinhos que estão sendo criados para serem servidos no tradicional almoço.
“São só comidas típicas. Esses franguinhos eu comprei e estou engordando-os para serem abatidos na próxima vez que a comitiva passar por aqui”, revela.
Em 2014 a comemoração do Divino Espírito Santo será realizada em Rolim de Moura, RO, e no ano seguinte em Pimenteiras do Oeste.
A Festa do Divino
Segundo Vanderlice Serath, filha de dona Alice, coordenadora da Comunidade São Pedro, vinculada à Paróquia de Cerejeiras, a Festa do Divino tem o objetivo de relembrar a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
“O símbolo da celebração é a coroa trazida de Vila Bela da Santíssima Trindade por uma família de escravos há 155 anos. Desde então, a coroa percorre o Rio Guaporé do trecho do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques até Vila Bela novamente, cada ano ficando em uma cidade que inclui distritos brasileiros e bolivianos”, conta.
Em 2011 a festa foi realizada na cidade de Piso Firme, na Bolívia, local onde a coroa permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário