MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Índios vivem sem energia elétrica e saneamento básico em aldeia no RS


'Não é da nossa cultura, mas faz falta', diz vice-cacique da Tekoa Porã.
Após ação do MPF, empresa diz que problema será resolvido em 60 dias.

Do G1 RS

Mais de 200 descendentes de índios guaranis vivem sem energia elétrica e saneamento básico na Aldeia Tekoa Porã, a quatro quilômetros do centro de Salto do Jacuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande (veja no vídeo ao lado). Segundo o vice-cacique Roberto Fernandes, a situação faz com que muitos afazeres tenham de ser abandonados ao anoitecer. “Sei que isso não é da nossa cultura, mas agora faz falta para nossa geração, para termos uma condição de vida melhor”, disse o indígena.
No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação solicitando à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à companhia de energia responsável pela região a instalação de uma rede dentro da aldeia. Em nota, a concessionária garantiu que em até 60 dias o problema será resolvido.
A falta de energia também prejudica o aprendizado na aldeia. Por volta das 15h, a aula já está terminando, porque já está escuro e os alunos não conseguem ler o que o professor escreveu no quadro. A única luminosidade da sala é a que entra pela janela. Quando o dia está nublado, a aula precisa ser transferida para o lado de fora. "Eles não enxergam, e reclamam porque não tem luz", diz o professor Rodrigo Gimenes Fernandes.
“Seria bom se tivesse luz, porque quando chove a gente não enxerga e tem de voltar para casa", conta o aluno Pedro Bentes.
Problemas devido à falta de energia também são verificados no posto de saúde da aldeia. "Quando tem alguém que vai fazer nebulização e não tem energia, tem de ir ao hospital, no frio, na chuva, à noite. A gente se preocupa", destaca o vice-cacique da aldeia. Quando o problema for resolvido, os computadores doados à escola da aldeia poderão ser usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário