MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Internauta mostra Corcel II criado para homenagear a Fórmula 1


Série Campeões surgiu na época do GP do Brasil de 1983.
Às vésperas dos 30 anos, cupê passa por restauração e busca placa preta.

Guilherme Jacob Internauta, de Aceburgo (MG)

A ideia inicial era apenas ter um carro para levar os equipamentos de sua banda de rock. Mas depois que Guilherme Jacob descobriu que seu Ford Corcel II LDO era da Série Campeões, versão rara criada para homenagear o GP do Brasil de Fórmula 1 de 1983, os planos mudaram. Fanático por Fórmula 1, o engenheiro e músico decidiu restaurar o modelo – que abandonou o trabalho pesado e agora só é utilizado nos finais de semana, conta ao VC no AutoEsporte.
Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)
Jacob, que é de Arceburgo (MG), conta que pagou R$ 2.000 pelo Corcel 1983, há cinco anos. Terceiro dono do cupê, o engenheiro foi se apegando ao carro com o tempo e então decidiu fazer uma reforma completa – incluindo reparos de funilaria e no motor –, que durou um ano. Por ser de uma versão rara, o Corcel deu trabalho na hora de encontrar as peças originais. “No final, gostei muito do resultado, valeu muito a pena”, comemora Jacob. Atualmente, o carro tem 200 mil km rodados.
Série Campeões
Fornecedora de motores para a Lotus – uma das principais equipes de Fórmula 1 nas décadas de 60, 70 e 80 –, a Ford decidiu criar uma versão especial para o Corcel II LDO, à época um dos seus mais importantes carros no Brasil. A Série Campeões – que segundo a Ford foi testada pelos pilotos durante o GP do Brasil de 1983 – vinha na cor preta, com frisos e rodas na cor dourada, em homenagem ao visual da escuderia inglesa.
Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)
A série especial também trazia um pacote diferenciado de equipamentos, com bancos individuais reclináveis, auxiliar a vácuo no freio, banco com encostos para as cabeças, relógio eletrônico digital, transmissão de cinco marchas, tacômetro, cinto de segurança três pontos retrátil, espelho retrovisor nos dois lados, volante de quatro raios e painel das portas do Corcel II LDO. O motor era 1.6, a álcool.
Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)Ford Corcel 1983 Série Campeões (Foto: Guilherme Jacob / VC no AutoEsporte)
Completando 30 anos em 2013, o Corcel de Jacob já se prepara para receber a placa preta, maior sinal de reconhecimento da qualidade e conservação de um automóvel antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário