MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Inverno eleva preço das frutas e hortaliças no Rio Grande do Sul


Clima prejudicou a produção de alguns hortifrutigranjeiros no estado.
Segundo Ceasa, preços devem estabilizar com o aumento das temperaturas.

Do G1 RS

Apesar das temperaturas mais altas registradas durante a semana, o inverno prejudicou a produção de frutas e hortaliças no Rio Grande do Sul. O resultado foi o aumento de preços para o consumidor, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo ao lado).
Quase todas as frutas e hortaliças tiveram os preços reajustados, de acordo com levantamento da Ceasa. E o consumidor percebeu no bolso. “Já, já senti o aumento”, diz uma cliente. “Tem que dar uma reduzida, levar aos poucos”, ensina outra.
A cenoura subiu 40% em um ano. O mesmo aconteceu com a couve-flor (38%), mandioca (59%) e o milho verde (53%). Mas o maior vilão dessa lista foi o tomate: o aumento foi de 200% em relação a 2011.
A explicação para o aumento nos preços está no clima do inverno gaúcho. Segundo especialistas, o frio e a falta de sol atrasam o crescimento das plantas, que perdem qualidade.
Na propriedade de Emília Guarnieri, em Erechim, a produção de alface caiu pela metade. Os pés deveriam estar com o dobro do tamanho. “Custa mais pra desenvolver, a planta fica reduzida, inferior”, conta a produtora rural.
Em compensação, alguns produtos estão mais baratos porque, apesar do clima, há muita produção. Couve e radite, por exemplo, não sofreram reajuste nos preços. Já o quilo do repolho caiu 10%.
Para sobremesa, a dica é optar pelas frutas da estação e economizar. “Laranjas, bergamotas. Temos que aproveitar a vitamina C, que é muito importante para a prevenção das gripes agora no inverno”, recomenda a nutricionista Vivian Zanardo.
De acordo com a Ceasa, a tendência é que, com o aumento das temperaturas, os preços das frutas e hortaliças no estado fiquem estáveis nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário