MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

João Pessoa é sede da etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica


O evento que acontece no domingo é aberto ao público e gratuito.
No entanto, só participam da competição as escolas cadastradas.

Do G1 PB

João Pessoa é sede da etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (Foto: Divulgação/Secom-JP)João Pessoa sedia etapa da Olimpíada Brasileira
de Robótica no próximo sábado
(Foto: Divulgação/Secom-JP)
Tem início neste sábado (11) a VI edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no altiplano. A abertura oficial está programada para acontecer às 9h no auditório da Estação. A entrada é aberta ao público, no entanto, só podem participar da competição as escolas cadastradas.
As equipes devem estar a postos na Estação Cabo Brancos uma hora antes, 8h, onde serão recepcionados pela organização do evento. Os representantes das escolas serão encaminhados para a sala de convenção para credenciamento, leitura das regras, sorteio das chaves onde constará o horário da competição de cada equipe e tirar eventuais dúvidas.
A competição está dividida em três rodadas. A primeira será às 10h no segundo pavimento da Torre Mirante, onde todas as equipes farão suas apresentações, a segunda terá início às 13h e a terceira às 15h. O resultado final está previsto para acontecer às 17h30 e a entrega da premiação (medalhas) às 18h.
“Estamos muito animados com essa edição da Olimpíada, o número de inscritos superou as nossas expectativas, atingindo o objetivo do evento que é divulgar e popularizar a robótica no nosso Estado”, comentou o coordenador estadual da OBR, o professor Fagner Ribeiro. As equipes dispõem ainda de uma área para testes no salão panorâmico da Estação.
Neste ano 72 escolas se inscreveram para participação da competição. O evento vai premiar as três equipes mais bem colocadas com medalhas. Casos estas sejam do nível um (ou seja, de escolas do nível fundamental), receberão também tablets. O grupo vencedor, além dos prêmios, ganha hospedagem para competir, de 15 a 21 de outubro, na final da Olimpíada Nacional de Robótica, em Fortaleza.
João Pessoa é sede da etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (Foto: Divulgação/Secom-JP)Todos os estudantes receberam um kit igual para
montar seus próprios robôs
(Foto: Divulgação/Secom-JP)
Robô Wall-e
A atração deste ano será o mascote Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação lançada em 2008 pelos estúdios Disney-Pixar. Revestido em cartolina, PVC e isopor pintado em tinta spray automotiva, a máquina de 77 centímetros de altura e 10 kg é alimentada por 16 pilhas e operada por dois módulos de controle e sete motores (cinco motores de passo e dois de corrente contínua, muito utilizados em artefatos de robótica).
Possui esteiras laterais que simulam o caminhar à semelhança do robozinho de Hollywood, mas é orientado mesmo por um sensor posicionado na parte posterior do corpo que só segue trilhas de faixas pretas. “Antes, quando projetamos o primeiro Wall-e, utilizávamos um motor de corrente contínua, que não garantia a estabilidade na locomoção. Ficava um andar desengonçado e pesado. Com a assistência de um engenheiro, fizemos a troca e agora ele caminha reto e faz curvas sem atropelos”, diz um dos projetistas, o monitor da Estação Thiago Rodrigues, de 26 anos, aluno de Engenharia Elétrica da UFPB.
Gabriel Dalmolin, de 22 anos, também estudante de Engenharia Elétrica, que faz dupla com Thiago, explica que cada peça do robozinho foi refeita de três a cinco vezes. Neste processo, 100 horas foram consumidas, mais ou menos, nas contas dos projetistas. Para ambos, o processo mais desgastante foi o acabamento: “Às vezes montávamos uma esteira mecanicamente boa, mas esteticamente ruim. Ou o inverso”, lembra Thiago. Mas agora, com o Wall-e GT pronto (GT são as iniciais de Gabriel e Thiago), uma árdua etapa foi vencida – que para sempre ficará marcada no currículo acadêmico. “Valeu por muitas de engenharia, sem dúvida”, diz Thiago.
Confira a programação completa do evento abaixo. Mais informações pelos telefones: 3214.8303 – 3214.8270 ou acompanhe tudo sobre as olimpíadas de robótica nas mídias sociais pelo twitter: @estacaocb e na fanpage do facebook:www.facebook.com/estacaocabobranco .

Programação:

08h - Recepção às equipes
Local: Auditório
08h15 - Reunião da Organização com os Representantes das Escolas
Local: Sala de Convenção II – Subsolo do Auditório
09h - Abertura Oficial
Local: Auditório
10h0 - Início da 1ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
12h0 - Almoço
Local: Equipes - Sala de Prática (ao lado do estacionamento)
13h - Início da 2ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
15h0 Início da 3ª Rodada da Competição
Local: 2ª and. Torre Mirante
17h30 Reunião dos árbitros (para resultado final)
Local: Sala de Audiovisual – 2ª and. Torre Mirante
18h Premiação
Local: 2ª and. Torre Mirante
Área para testes
Local: Salão Panorâmico - 2ª and. Torre Mirante

Serviço:
VI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA – ETAPA REGIONAL
Sábado (11)
Hora: 9h
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes - Altiplano
Fones: 3214.8303 – 3214.8270

Nenhum comentário:

Postar um comentário