MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lebres vindas da Austrália causam prejuízos a produtores rurais de SP


Animal foi trazido da Austrália por criadores da Argentina e do Uruguai.
Lebre corre em alta velocidade e salta a altura superior a um metro.

Do Globo Rural
Lebres importadas da Austrália estão causando prejuízo aos produtores rurais da região centro-oeste de São Paulo. Os animais foram soltos na natureza e, sem predadores, se multiplicam com rapidez.
Na areia fofa é possível ver as pegadas dos animais. Durante o dia, as lebres se escondem nos canaviais e à noite atacam a lavoura do agricultor Hidemi Kavaishi. No começo, o produtor de Cafelândia chegou a pensar que fossem formigas. Mas depois descobriu que lebres estavam destruindo as plantações.
“À noite a gente vinha procurar e não conseguia achar nada. Cada vez foi aumentando e a gente percebeu que era coelho. Inclusive, tinha rastro. Eu fui deixando, não sabia o que fazer e não podia matar. Com o tempo foi comendo e acabou comendo tudo", diz Kavaishi.
O animal foi trazido da Austrália por criadores da Argentina e do Uruguai. As lebres podem correr em alta velocidade e saltar a uma altura superior a um metro. Pela gravidade do problema causado pelos animais, a Embrapa realizou um estudo com informações de manejo para os agricultores, já que a caça é proibida.
"É um animal que chega até sete quilos. Praticamente não há predadores. Seriam onças, lobos guarás e cachorros do mato. Com a falta de matas e de alimentos fartos, elas se reproduzem com certa facilidade", explica o veterinário Ricardo Dall Colletto.
Cercar a plantação é uma das soluções encontradas por alguns produtores. O agricultor Mário Tanaka instalou um pequeno gerador de energia em baixo da cobertura de um antigo galinheiro, de onde puxou a fiação e criou uma cerca elétrica com cerca de 40 centímetros de altura. A alternativa veio da conversa com amigos de propriedades vizinhas e da experiência com a criação de outros animais. O feijão e as hortaliças plantados pelo agricultor na cidade de Lins não sofrem mais o ataque das lebres.
"Fiquei sabendo que as cercas elétricas são utilizadas para a contenção de vários tipos de animais, inclusive bovinos e suínos. Então, resolvi usar a cerca elétrica pra cercar minha horta e deu certo", diz Tanaka.
Apesar de importadas da Austrália por criadores, as lebres são nativas da Europa. Na Austrália e na Nova Zelândia, esses animais se transformaram em verdadeiras pragas e causam muito prejuízo para os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário