MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MT lidera lista de estados que mais desmataram a Amazônia Legal


Mato Grosso aparece com 952 quilômetros quadrados de área destruída.
Relação foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Do Globo Rural

O Ministério do Meio Ambiente apresentou na quinta-feira (02) dados que apontam redução de mais de 20% no último ano na devastação na Amazônia. O órgão também divulgou a lista dos maiores desmatadores.
Os dados foram coletados através de imagens de satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os nove estados da Amazônia Legal desmataram um total de 2.049 metros quadrados nos últimos 12 meses. Houve queda de 23% em relação ao período anterior.
"Nós estamos discutindo nos últimos três anos uma mudança no perfil do desmatamento da Amazônia, que antes era de grandes desmatamentos, acima de mil hectares. Depois, foi para médios desmatamentos. Agora, você tem um perfil de pequenos desmatamentos. O cara desmata dez hectares, seis hectares, cinco hectares”, diz Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente.
Mato Grosso, com 952 quilômetros quadrados de área destruída, aparece em primeiro lugar na lista dos estados que mais desmataram. Depois, vem o Pará, com 497 quilômetros quadrados. Em seguida está Roraima, com 413 quilômetros quadrados.
De acordo com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, a situação em Mato Grosso é preocupante por causa do uso de correntes para a derrubada de árvores.
“Depois que você tira toda a madeira, sobra a floresta já totalmente depauperada. São usados dois tratores de esteira com correntes de navio. Rapidamente, são colocadas grandes extensões no chão", diz Ramiro Costa, diretor de Proteção Ambiental do Ibama.
O Ministério do Meio Ambiente também divulgou o nome dos 47 municípios que mais desmataram na Amazônia Legal. No tipo da lista, estão Porto Velho, em Rondônia, e Anapu e Altamira, no Pará. O município de Anapu acaba de entrar para a lista do ministério.
A maior queda no desmatamento foi registrada no Maranhão, com 67%. Em Roraima, a derrubada de florestas cresceu 218% nos últimos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário