MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MT recolhe 24% das embalagens de agrotóxicos entregues em todo país


Em 2011, produtores entregaram quase 8,8 mil toneladas de embalagens.
Em Mato Grosso, há 22 postos de recolhimento e 17 unidades centrais.

Do Globo Rural

Duzentas e vinte e seis mil toneladas de embalagem de agrotóxico vazias foram retiradas do campo nos últimos dez anos. A cada safra, o comprometimento dos agricultores aumenta. Em Mato Grosso, estado que mais recolhe embalagens, os produtores nem esperam o fim da colheita para enviar o material usado para as centrais de coleta.
Depois de feita a lavagem três vezes e um corte no fundo dos recipientes, o agricultor Luiz Breda armazena as embalagens. Há oito anos, ele repete o mesmo procedimento. O produtor devolve uma média de 1,5 mil embalagens todos os anos, depois do plantio da segunda safra.
Os produtores têm um ano, desde a compra dos defensivos, para devolver os recipientes. Mato Grosso é o estado que mais entrega embalagens de agrotóxicos, com cerca de 24% do que é recolhido em todo país. No estado há 22 postos de recolhimento e 17 unidades centrais.
As embalagens, que chegam à unidade da cidade de Tangará da Serra de segunda-feira á sexta-feira, são selecionadas. Aquelas contaminadas ficam em um barracão. Depois, são encaminhadas para a incineração em São Paulo. Aquelas que podem ser recicladas passam por uma segunda seleção. As tampas são separadas por cores. Papelões e latas também são reaproveitados.
Em 2011, os produtores de todo estado entregaram quase 8,8 mil toneladas de embalagens, segundo o Inpev, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. A estimativa para este ano é a de que passe das nove mil toneladas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário