MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mutirão de espirometria será realizado em Aracaju


90% dos casos de DPOC ocorrem em fumantes.
A doença é a quarta causa de morte no mundo.

Flávio Antunes Do G1 SE

Fumantes e ex-fumantes devem fazer a espirometria. Um exame simples e rápido. É através dele que se detecta a doença pulmonar obstrutiva. Então é preciso ficar atento, pois essa é uma doença silenciosa que o tabagista não reconhece.
“Na realidade existe uma falsa ideia de que o paciente ao ter dificuldade para respirar começa atribuir essa situação ao fato dele ser fumante, e isso não é verdade, pois esses são sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DOPC)”, explica Maria Luiza Dória, pneumologista.
A doença é a quarta causa de morte no mundo e já existe uma estimativa de que em 2020 já seja a terceira. A DPOC já pode ser diagnosticada através de um exame simples que vai ser disponibilizado a todos os sergipanos neste sábado (4).
O exame é realizado com um sopro que na rede particular custa em média R$ 60 reais. O exame é recomendado a toda fumante acima de 40 anos. Aos 50 anos o representante farmacêutico nunca tinha feito o exame. “Com esse exame ficou preciso o diagnóstico DPOC”.
O teste do sopro mede a quantidade que sai e entra dos pulmões em poucos minutos a descoberta se tem ou não a doença que causa a deterioração do pulmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário