MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de agosto de 2012

No Recife, avanço do mar preocupa moradores de Boa Viagem


Maré chegou a 2,4 metros na tarde deste sábado (18).
Ondas atingiram o calçadão e deslocaram placas de cimento.

Do G1 PE

 A maré alta da tarde deste sábado (18) preocupou os moradores da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Às 16h20, a maré chegou ao seu ponto mais alto, 2,4 metros, atingindo até mesmo o calçadão. A ressaca chegou com força às pedras que deveriam funcionar como um muro de contenção - as ondas estavam tão fortes que algumas pedras do dique saíram do lugar, assim como as placas de cimento.
O militar Múcio Cruz não se surpreendeu. “Toda maré alta é assim”, conta Cruz, que foi atingido por uma onda enquanto dava entrevista. O cirurgião Gustavo Poli está preocupado. “A gente não sabe até onde esse mar vai chegar, podendo até mesmo prejudicar os edifícios da orla. Acredito que é necessário uma intervenção emergencial. Do jeito que está, não tem condições de ficar”, acredita Poli.
O militar Jonas Barbosa lembra que os problemas com a maré não são recentes em Boa Viagem. “À medida que o tempo vai passando, a gente vê o avanço cada vez mais rápido e mais próximo da pista”, diz Barbosa.
Apesar da preocupação dos moradores, os turistas aproveitaram o fenômeno para filmar de perto as ondas, que atingiam o calçadão. Alguns chegaram a se molhar, outros ficaram apenas olhando. A força da maré impedia que qualquer um tentasse entrar na água. Neste domingo (19), a maré vai atingir 2,5 metros às 4h40 e 2,4 metros às 17h.
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, na próxima semana, vai enviar uma equipe técnica para avaliar o trecho da orla de Boa Viagem mostrado na reportagem. A Emlurb explicou ainda que faz o monitoramento periódico de toda a beira-mar do Recife e aumenta as ações nos meses de agosto e setembro, por causa da maior quantidade de ventos na cidade, nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário